Conceição da Barra: dicas de um dos destinos mais lindos do norte do Espírito Santo
22 outubro 2024
Conceição da Barra é um dos destinos mais queridinhos do Espírito Santo, a cidade une praias com um centro histórico charmoso e eventos que animam a cidade. Tem que ir!
Neste post vamos dar todas as dicas de Conceição da Barra: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais, confira!
Conceição da Barra: quando ir
Conceição da Barra é um desses destinos que pode ser visitado o ano todo, sua localização na divisa do sudeste com o nordeste faz com que as temperaturas sejam agradáveis, com mínimas de 21°C no inverno e máximas de 28°C no verão.
Novembro e dezembro são os meses com maior probabilidade de chuvas em Conceição da Barra, isso por conta do calor que faz surgir aquelas pancadas típicas de verão, já de maio a setembro são os meses mais secos.
A alta temporada em Conceição da Barra se dá nos meses de férias, feriados como o Carnaval (um dos mais famosos do Espírito Santo) e eventos que agitam a cidade como o Festival do Caranguejo, o Festival do Camarão e o Festival da Maior Moqueca do Mundo que a cada ano vem ganhando mais destaque e atraindo turistas de todas as partes.
Praça do Cais durante os Festivais |
Nós mesmas tivemos a chance de visitar Conceição da Barra durante os festivais e ficamos surpreendidas com a estrutura e as atrações do evento, além disso, achamos tranquilo no quesito segurança, organizado e gostoso para curtir com os amigos ou com a família.
Show de Renato Teixeira durante o 9° Festival do Camarão |
Esses festivais são realizados pela Associação Turística de Conceição da Barra (ATUR), com o apoio de empresas que atuam na região, como a Suzano (líder em celulose no Mundo), contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do turismo no Município.
Como chegar em Conceição da Barra
Farol de Conceição da Barra |
Conceição da Barra está localizada no extremo norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia. O aeroporto mais próximo de Conceição da Barra é o da capital Vitória, a cerca de 250 km, depois o de Porto Seguro, a 370 km no sul da Bahia, Belo Horizonte fica a 600 km, Rio de Janeiro 770 Km e Salvador 950 km.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição |
O acesso a Conceição da Barra a partir de Vitória pode ser feito de carro ou de ônibus através da BR-101, há ônibus diariamente, em diversos horários, partindo da Rodoviária de Vitória com destino a Conceição da Barra, a viagem leva cerca de 5 horas.
Trevo de Conceição da Barra |
Quem deseja unir Conceição da Barra com Itaúnas, basta seguir por mais 25 km até chegar no vilarejo, temos um post com dicas de como chegar em Itaúnas.
Onde ficar em em Conceição da Barra
Cricaré Praia Hotel |
Na nossa opinião, o melhor lugar para se hospedar em Conceição da Barra é no centrinho, em torno da igreja e do Cais, assim você estará próximo das atrações, da praia, das lojinhas e também dos melhores restaurantes da cidade.
Centro de Conceição da Barra |
O centrinho de Conceição da Barra é seguro, movimentado e uma delícia para passear dia e noite, no entanto, se estiver de carro, ficar num hotel de frente para o mar também pode ser uma boa!
Cricaré Praia Hotel |
Um dos melhores hotéis em Conceição da Barra é o Cricaré Praia Hotel, um 4 estrelas super bem localizado no centro, com quartos confortáveis, uma piscina maravilhosa, atendimento querido e café da manhã caprichado, nós ficamos nele, gostamos demais e recomendamos!
Pousada Varanda da Praia |
Outra boa opção de hospedagem no centro de Conceição da Barra é o Hotel Rústicos, tem ainda o Porto Marlim Hotel a pouco mais de 1 km. Quem deseja ficar de frente para o mar, a Pousada Varanda da Praia e Pousada Solar das Flores são ótimas opções, quem precisa economizar a dica é a Pousada Itaúnas, que está bem localizada no centrinho.
O que fazer em Conceição da Barra
Pôr do sol no Cais da Barra |
Boa parte da orla de Conceição da Barra foi reformada com o apoio da Suzano e hoje ganhou um calçadão super agradável para passear e fazer atividades físicas, a praia ali possui bons quiosques e um mar com ondas que variam de intensidade de acordo com a maré.
Orla de Conceição da Barra |
Se quiser curtir um cantinho com águas calmas em Conceição da Barra a dica é ir no encontro do Rio com o Mar num trecho conhecido como Barramar, na Praia de Guaxindiba, por ali tem a estrutura de uma barraca simples, mas bastante popular entre os moradores e turistas.
Barramar - Conceição da Barra |
Ainda nas proximidades da orla, você verá o Farol de Conceição da Barra e seguindo mais adiante o Mirante da Bugia, onde além da bela vista, fica o letreiro Conceição da Barra, um lugar muito bonito para passear.
Mirante da Bugia |
O centrinho da cidade é marcado pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1812, em torno da praça da igreja há ótimos restaurantes e também uma galeria que reúne artesanatos e opções gastronômicas, nos finais de semana surgem barraquinhas, brinquedos para as crianças... um clima super legal!
Igreja Nossa Senhora da Conceição |
Estação Conceição da Barra - Locomotiva |
Conceição da Barra em dias normais é uma cidadezinha pacata, com clima de vila de pescadores e ares de interior onde todos se conhecem, mas se transforma durante o Carnaval e os Festivais que agitam a cidade.
Cais da Barra |
Não deixe de conhecer Itaúnas, um vilarejo encantador que é distrito de Conceição da Barra, distante 25 km da sede do município, famoso pelo forró e pelas dunas do Parque Estadual de Itaúnas.
Dunas de Itaúnas |
Dá até para fazer um bate-volta de Conceição da Barra a Itaúnas, mas o melhor mesmo é se programar para ficar ao menos 1 ou 2 noites por lá, veja as dicas de onde ficar em Itaúnas.
Onde comer em Conceição da Barra
Casarão da Barra |
Assim como em boa parte do Espírito Santo, a estrela do cardápio em Conceição da Barra é a Moqueca Capixaba, tanto que a cidade tem o título de Maior Moqueca do Mundo desde 2019 e todos os anos realiza o Festival da Maior Moqueca.
Roberto Malacarne, idealizador da Maior Moqueca do Mundo |
Um dos melhores restaurantes de Conceição da Barra para comer a Moqueca Capixaba é o Casarão da Barra, do chef Roberto Malacarne, idealizador da Maior Moqueca do Mundo, o restaurante é super charmoso já que funciona num casarão histórico a beira do Cais, além disso o cardápio é bem variado, os pratos são fartos e o preço é justo.
Casarão da Barra |
Se quiser comer ou petiscar a beira da praia a dica é o Guaximar, um dos restaurantes mais elogiados da cidade, o Camarão no Coco é o carro chef da casa, uma delícia!
Camarão no Coco do Guaximar |
Em torno da Praça você também terá restaurantes excelentes como o Flor de Alecrim, o Comer Rezando e o Mandela Gastrobar & Sushi, além da Cachaça artesanal Serenata e uma unidade da Fioretto Sorveteria.
Ainda na região central você terá o simpático No Tom Restaurante, o delicioso Vamp Lanches, o Massa Show (com pizzas e esfihas maravilhosas) e a Mariana Cafeteria, um lugar perfeito para todas as horas, já que serve café da manhã, salgados, pratos rápidos no almoço e docinhos divinos!
Mariana Cafeteria, Conceição da Barra |
Definitivamente Conceição da Barra é um lugar onde se come muito bem, tanto que os festivais gastronômicos (do Caranguejo, do Camarão e da Maior Moqueca do Mundo) são um sucesso na cidade!
Enfim, sem dúvida Conceição da Barra é um dos lugares mais especiais do Espírito Santo, nós amamos. Tem que ir! :)
Veja Também:
Itaúnas: como chegar, onde ficar e onde comer
+ DICAS DO ESPÍRITO SANTO
CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário