Domingos Martins: dicas de atrações, pousadas, restaurantes e mais
08 maio 2024
Domingos Martins é um dos destinos mais conhecidos das Montanhas Capixabas, a cidade, localizada a menos de 1 hora de Vitória, oferece clima ameno, arquitetura charmosa, cultura e gastronomia influenciada pelos imigrantes alemães.
Vila Germânica, Rua do Lazer - Domingos Martins |
Neste post vamos dar todas as dicas de Domingos Martins: como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem a uma das cidades mais queridinhas do Espírito Santo. Tem que ir!
DOMINGOS MARTINS: QUANDO IR
Praça de Domingos Martins - Arthur Gerhardt |
Domingos Martins pode ser visitada o ano todo, em dias "normais" trata-se de uma cidade pacata, típica do anterior, mas se você gosta de um pouco mais de agitação a melhor época para ir a Domingos Martins é durante os eventos que acontecem em diferentes épocas do ano.
Praça de Domingos Martins |
Janeiro é o mês do tradicional Sommerfest (Festival da Imigração Alemã); na Páscoa a cidade fica toda enfeitada e atrai centenas de turistas; Julho acontece o famoso festival de Inverno de Domingos Martins; em outubro geralmente dois eventos agitam a cidade, a Oktoberfest e a Blumenfest (festa das flores); já em meados de novembro e dezembro Domingos Martins fica encantadora com o brilho de Natal. Você pode conferir a programação nos canais oficiais da Prefeitura de Domingos Martins.
Rua do Lazer, Domingos Martins |
Durante as principais festas em Domingos Martins a cidade costuma ficar cheia, portanto, se for nessa época recomendamos reservar a hospedagem com antecedência.
Clima em Domingos Martins mês a mês |
Em relação ao clima, de maio a agosto é quando as temperaturas ficam mais baixas em Domingos Martins, ideal para quem gosta de curtir o friozinho das Montanhas Capixabas, já os meses mais chuvosos são novembro e Dezembro.
COMO CHEGAR A DOMINGOS MARTINS
Praça Domingos José Martins |
Domingos Martins fica a apenas 45 quilômetros de Vitória, o Portal da cidade está localizado no Km 42 da BR-262.
Pousada do Barão, Domingos Martins |
Saindo de Vitória ou Vila Velha você poderá ir de carro, de ônibus, ou através dos passeios com as agências de Turismo. Veja o post "Como chegar a Domingo Martins e Pedra Azul" com todas as informações, valores e dicas.
ONDE FICAR EM DOMINGOS MARTINS
Pousada do Barão, Domingos Martins |
Em Domingos Martins há ótimas opções de pousadas, chalés e sítios para se hospedar, basta definir se você prefere ficar no centrinho, próximo das atrações e restaurantes, ou descansando em um local mais afastado em meio a natureza da região.
Pousada do Barão, Domingos Martins |
Nós ficamos na Pousada Pouso do Barão e adoramos, a localização é ótima numa rua tranquila da cidade, porém perto o suficiente para ir caminhando até o centrinho, menos de 10 minutos.
Pousada do Barão, Domingos Martins |
Suíte espaçosa, inclusive com minicozinha - Pouso do Barão |
Além disso, a Pousada Pouso do Barão é um encanto de lugar, há uma bela área verde, cantinhos charmosos, suítes de diferentes tamanhos para acomodar desde casais até grupos ou famílias, e um café da manhã caprichado incluso na diária, servido em meio ao belo jardim. Certamente o melhor custo-benefício para se hospedar em Domingos Martins.
Café da manhã na Pousada Pouso do Barão |
Outras boas opções de hospedagem no centro de Domingos Martins são a Pousada Rua de Lazer, o Canto Alemão, a Ipê Suítes e a Jacuzzi Relax.
Pousada do Barão, Domingos Martins |
Para quem está de carro, há ótimas pousadas, chalés e sítios localizados a poucos quilômetros do centro de Domingos Martins, como a Pousada na Montanha, o Sítio e Pousada Vista Verde, o Sitio dos Lagos, o Chalés Schwambach e o EuroPark Chalés centro.
O QUE FAZER EM DOMINGOS MARTINS
Praça de Domingos Martins |
As principais atrações em Domingos Martins se concentram no centro da cidade, conhecido como "Campinho", e também nos arredores, como a Rota dos Ipês e a famosa Rota do Lagarto, em Pedra Azul.
Rua do Lazer |
Faça um passeio sem pressa pelo centro de Domingos Martins, a cidade é um charme, tem "ares europeus" por conta da arquitetura no estilo enxaimel.
Artesanatos em Domingos Martins |
A Praça Arthur Gerhardt, popularmente conhecida como "Praça de Domingos Martins", é um dos principais cartões postais na cidade, nela há canteiros floridos, uma bela fonte de água, a Igreja Luterana, estátuas em homenagem aos colonos imigrantes e vira palco dos principais eventos que acontecem na cidade.
Praça Arthur Gerhardt, Domingos Martins |
Em frente a Praça de Domingos Martins fica localizado o antigo e imponente Hotel Imperador, que hoje funciona como um Centro Cultural e Turístico, inclusive é onde você consegue pegar mapa e informações turísticas da cidade.
Hotel Imperador - Centro de Cultura e Turismo |
A "Rua do Lazer", oficialmente R. João Batista Wernersbach, é o principal polo comercial e gastronômico de Domingos Martins, movimentada dia e noite (principalmente nos finais de semana e feriados), há lojas, cafeterias, bares, restaurantes... A Rua é bem legal, no estilo calçadão só para pedestres.
Noite em Domingos Martins - Rua do Lazer |
A Rua das Flores também ganha destaque no centro de Domingos Martins, ali você encontra ateliês, lojas de doces e artesanatos.
Rua das Flores - Domigos Martins |
Dona Tereza | Atelier Osmério Deolindo |
Aos finais de semana, ao lado da Rua das Flores, também acontece a feirinha de artesanato de Domingos Martins, que reúne diversos expositores da região.
Feirinha de Artesanato - Domingos Martins |
Curiosidade: os capixabas se referem ao centro de Domingos Martins como "Campinho", pois na época em que os primeiros colonos alemães chegaram para explorar as terras, abriram um "campo" para dar inicio a cidade, daí "Campinho".
Igreja Luterana de Domingos Martins |
Essa e outras histórias nós ficamos sabendo na Casa da Cultura, um lugar no centro de Domingos Martins que merece a sua visita.
Casa da Cultura - Domingos Martins |
A Casa da Cultura funciona como um museu histórico, o acervo reúne fotos, documentos e objetos que contam um pouco da trajetória da cidade desde os tempos da colonização. Fica localizada na Av. Presidente Vargas, bem próximo a Rua do Lazer, no entanto, atualmente está fechada para reforma, funcionando temporariamente no Antigo Hotel Imperador.
Casa da Cultura - Domingos Martins |
A Rota dos Ipês, que tem início a menos de 2 km do centro de Domingos Martins, é muito agradável de se percorrer, trata-se de um novo roteiro turístico da região que tem como objetivo reunir ao longo dos seus 7 km, restaurantes, pousadas, condomínios e outros empreendimentos, como o recém lançado Portal dos Ipês. Um dos destaques da atualidade é a Cervejaria Azzurra.
Cervejaria Azzurra - Rota dos Ipês |
Pedra Azul - Rota do Lagarto, Domingos Martins |
Se você for a Domingos Martins no verão e quiser se refrescar, a cerca de 10 Km do centro fica a bela Cachoeira do Galo.
ONDE COMER EM DOMINGOS MARTINS
Fritz Frida Restaurante e Chopperia |
Você terá diversas opções de restaurantes e barzinhos no centro de Domingos Martins, a noite mais agitada é na Rua do Lazer, no entanto, um dos restaurantes mais tradicionais e imperdíveis é o Fritz Frida Restaurante, localizado na Praça.
Risoto Grana Padano com filé mignon - Fritz Frida |
O Fritz Frida funciona todos os dias, no cardápio há diferentes tipos de chopes artesanais, de fabricação própria, clássicos da culinária alemã, como o Eisbein mit Wurst (joelho de porco, salsichas, batatas e chucrute) e opções para todos os gostos, incluindo carnes, peixes, massas, risotos, pizzas e sobremesas, além disso o preço e o atendimento é um dos melhores de Domingos Martins. Tem que ir!
Apfelstrudel - Fritz Frida Restaurante |
Na Rua da Lazer o Empório Flor de Liz é um lugar super agradável para comer, beber e curtir a noite em Domingos Martins, o cardápio é bem variado. Se quiser algo mais descontraído a dica é o Trarko Tap House.
Empório Flor de Liz |
Ainda na Rua do Lazer destaque também para o Aromen Parrilla Bar, na charmosa Villa Germânica, o Wine & Beer GastroBar e o Celeiro Restaurante & Choperia.
Rua do Lazer, Domingos Martins |
Para um almoço no estilo self-service recomendo o Restaurante Caminho do Imigrante, para um café ou lanche, a dica é o Saiter Café ou o Klein Sabores, para comprar chocolates e produtos típicos você terá o Chocolates Mayer e o Raízes da Terra. Todos esses na Rua do Lazer.
Chocolates Mayer |
Na Praça de Domingos Martins tem um Food Park onde você irá encontrar lanches, churros, pastel e outras comidinhas, há inclusive espaço Kids, ou seja, ideal para quem busca um lugar para comer com as crianças.
Food Park Domingos Martins |
Um pouquinho mais distante você terá a Cervejaria Azurra Rota dos Ipês e também as opções gastronômicas de Pedra Azul, a cerca de 50 km.
Praça de Domingos Martins |
Enfim, espero que tenham gostado das nossas dicas de Domingos Martins e que você aproveite muito esse pedacinho europeu do Espírito Santo. Tem que ir! :)
Veja Também:
0 comments:
Postar um comentário