São Paulo: dicas de viagem à capital paulista
02 abril 2024
Somos paulistas, nascidas no interior, mas assim como muitos nos mudamos para a capital em busca de oportunidades e lá moramos por 15 anos. Não conhecemos tudo, até porque a maior cidade da América do Sul é um mundo de possibilidades, mas acredito que podemos dar as melhores dicas de São Paulo para te ajudar a planejar sua viagem.
Avenida Paulista - Mirante do Sesc |
São Paulo é o principal centro financeiro do Brasil, uma capital que não para (só o transito, rs), intensa, badalada dia e noite, um mix de cultura, gastronomia, compras, trabalho e diversão como nenhum outro destino brasileiro oferece. Tem que ir!
Neste post reunimos dicas importantes para uma viagem a São Paulo: quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais. Confira!
QUANDO IR A SÃO PAULO
Av. Paulista |
Sempre é uma boa hora para ir a São Paulo, apareceu uma promoção de passagem aérea, vá, pois as atrações da capital paulista combinam em qualquer época do ano. Choveu? Que tal um museu, um teatro, um bom restaurante... Fez sol? Que tal um passeio pelo Ibirapuera, pela Paulista, pelas feiras da cidade...
Museu do Ipiranga |
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais chuvosos em São Paulo, por outro lado é quando SP está mais quente, média de 25°C, mas dependendo do dia passa fácil dos 30°C.
Beco do Batman |
No inverno chove pouco, mas faz bastante frio em São Paulo, as temperaturas facilmente chegam a baixo dos 10°C. Confira a seguir o clima em SP mês a mês em relação as chuvas e temperatura.
Clima em São Paulo mês a mês |
Em relação ao clima, no geral a melhor época para ir a São Paulo é na primavera ou no outono, quando as chuvas não são tão intensas e as temperaturas ficam amenas. Mas independente do mês leve casaco e guarda-chuva, afinal o apelido "terra da garoa" não é por acaso, né?
Av. Paulista |
Ao programar uma viagem a São Paulo fique atento aos eventos da cidade que podem fazer um final de semana comum virar alta temporada, como a Parada do Orgulho LGBT+, realizada próximo ao feriado de Corpus Christi; a Virada Cultural de SP, em abril; o festival Lollapalooza, geralmente em março; a Bienal de São Paulo, em julho, entre outros.
Domingo na Paulista |
São Paulo é um ótimo destino para ir aos finais de semana, feriados e meses de férias, pois a cidade está mais tranquila, tem menos transito e os hotéis costumam oferecer tarifas promocionais, já que muitos visitam a capital paulista a negócios acaba sendo um período de baixa temporada em SP.
A CHEGADA EM SÃO PAULO
Estação da Luz - Trem Expresso Aeroporto |
Quem chega a São Paulo de avião desembarca no Aeroporto de Congonhas, localizado na própria capital e mais próximo da zona hoteleira da cidade, ou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que apesar de mais distante (cerca de 30 km) possui uma linha de trem que faz ligação ao metrô de SP. Você também pode chamar um Uber, alugar um carro ou reservar um transfer.
Expresso Aeroporto Guarulhos - 30 minutos até a Luz |
ONDE FICAR EM SÃO PAULO
Avenida Paulista aos domingos |
Definir onde ficar em São Paulo tem haver com o seu objetivo na cidade, se você visita a capital para um compromisso ou evento específico é melhor ficar num hotel próximo, mas de um modo geral podemos dizer que o melhor local para se hospedar em São Paulo é na região da Av. Paulista, área "segura", repleta de ótimos restaurantes, atrações e transporte (ônibus e metrô para todos os cantos). Nessa região há uma grande oferta de hotéis.
Estação Trianon Masp - Avenida Paulista |
São Paulo tem uma estrutura hoteleira fantástica, capaz de agradar tanto quem prefere ficar em hostel até os que buscam hospedagens luxuosíssimas!
O boêmio bairro da Vila Madalena tem a maior concentração de hostels, Vila Mariana também é um bairro ótimo para economizar, o centro tem suas vantagens e desvantagens, já os hotéis mais luxuosos de SP estão na região da Paulista (Jardins, Bela Vista, Oscar Freire) e em outros bairros nobres como Itaim Bibi, Jardim Paulista, etc.
Veja o post completo "Onde ficar em São Paulo", falamos das diferenças de ficar nessas regiões com dicas de hotéis para todos os bolsos.
O QUE FAZER E QUANTOS DIAS FICAR EM SP
Sampa Sky -Famoso Mirante de vidro no Centro de São Paulo |
Pinacoteca de São Paulo |
Numa viagem de 3 ou 4 dias em São Paulo você deve conhecer as principais atrações da Avenida Paulista (MASP, Itaú Cultural, Mirante do Sesc, etc) e do Centro Histórico (Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Pinacoteca, Sampa Sky, entre outros) além é claro de comer um típico sanduíche de Mortadela no Mercado Municipal, dar uma volta no Ibirapuera, no Bairro da Liberdade, curtir a noite...
Itaú Cultural - Av. Paulista |
Bairro da Liberdade |
ONDE COMER EM SÃO PAULO
Bráz Pizzaria - Eleita uma das 5 melhores do Mundo |
Em São Paulo estão alguns dos melhores restaurantes do mundo como A Casa do Porco, um dos primeiros colocados no "The World's 50 Best Restaurants", o D.O.M e o Ryo Gastronomia, os únicos de SP com duas estrelas Michelin.
O famoso Bauru - declarado patrimônio imaterial do estado de SP |
No entanto, o que mais me atrai na gastronomia de São Paulo é a variedade, na capital há restaurantes das mais diversas gastronomias do mundo, mas também tem as comidas típicas que você não pode deixar de experimentar em SP como o tradicional sanduíche de mortadela do mercadão, o famoso Bauru, pão na chapa com uma média, pastel com caldo de cana, virado a paulista, entre outras, além é claro de uma boa pizza.
O Sanduíche de Mortadela mais tradicional de SP |
Veja o post completo "Onde comer em São Paulo" com dicas dos pratos típicos e dos melhores restaurantes de SP, incluindo bares, pizzarias, churrascarias, cafeterias e muito mais!
+ DICAS DE VIAGEM A SÃO PAULO
Avenida Paulista - MASP |
• Mesmo que você nunca tenha viajado para uma grande metrópole, não precisa ter medo de ir a São Paulo, a capital paulista é a que tem o menor índice de violência do Brasil, portanto, basta tomar alguns cuidados que os paulistanos já estão acostumados, mas os turistas nem tanto, como não andar com os vidros do carro abertos, não ostentar objetos de valor e não dar bobeira na rua com celular na mão.
A esquina mais famosa de São Paulo |
• Algumas regiões de São Paulo são seguras para caminhar, inclusive a noite, como a Paulista, o Itaim Bibi, a Vila Olímpia e a Vila Madalena que possuem ruas com grande concentração de bares e restaurantes. Já outras requer atenção redobrada, como o centro de SP, que tem muitos moradores de rua e a lamentável cracolândia. Também não descuide da bolsa em lugares muito movimentados como a Rua 25 de março, evite o centro de SP aos domingos, quando todo o comércio fecha.
Paulista a noite |
Ladeira Porto Geral, acesso a Rua 25 de Março |
• Andar de metrô em São Paulo é seguro, além de muito mais rápido. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheterias das estações (apenas dinheiro) ou pelo aplicativo Top (crédito, débito e Pix). Também é possível adquirir o Bilhete único de SP que dá desconto na integração de ônibus e metrô. Atualmente a tarifa do transporte público em SP custa R$4,40.
Metro de SP - Estação Trianon Masp |
Estação São Bento - Vale do Anhamgabaú |
• Dependendo do volume de chuvas São Paulo vira um caos, algumas regiões alagam e o trânsito para de vez. Se estiver chovendo muito evite cruzar a cidade, aproveite as atrações próximas.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional, Av. Paulista |
Centro de São Paulo, Ed. Martinelli e Farol Santander |
• Nem sempre é vantajoso alugar um carro em São Paulo por conta do transito, dos locais para estacionar, etc, avalie as suas necessidades já que a capital conta com uma boa oferta de metrô, uber e agências de turismo.
Estação da Luz |
• Quanto custa uma viagem a São Paulo? A maior capital da América do Sul oferece preços para todos os bolsos, você poderá se hospedar em hotel de luxo, mas também tem hostel, você pode comer num restaurante Michelin ou num food truck, você pode fazer um tour privativo ou conhecer os lugares por conta própria... Enfim, dá para se divertir em SP gastando o que cabe no seu bolso.
Ibovespa - Bolsa de Valores de SP, centro |
• Somos suspeitas a falar, ok, mas o povo de São Paulo no geral são muito educados, discretos e não ficam reparando nas pessoas porque estão sempre apressados ou pensando em mil coisas ao mesmo tempo, esse é o ritmo da cidade.
Av. Paulista |
• Não confunda paulista com paulistano. Paulistas são as pessoas que nasceram no estado de São Paulo, como nós que somos de São Roque - a terra do vinho, já os paulistanos são os nascidos na capital.
Sampa Sky - centro de SP |
São Paulo é terra de oportunidades, um lugar que abraça todo mundo, que tem tudo a toda hora, com inúmeras vantagens e também com todos os problemas caóticos de uma grande capital.
Avenida Paulista |
Como falei no início, nós moramos em São Paulo por 15 anos e posso dizer que foi uma experiência incrível, São Paulo nos ajudou a ser quem somos hoje, mas agora a gente aproveita muito mais a cidade viajando a turismo. Enfim, espero que tenha gostado das dicas e que aproveite muito sua viagem a Sampa. Tem que ir! :)
Nós curtindo São Paulo - inesquecível! :) |
✓ São Paulo: onde ficar, o que fazer e onde comer
Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTok e Twitter
Dicas de Atibaia
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
Oie! Estou amando o blog de vocês! Parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluirSugiro a revisão sobre andar na Av Paulista: Não está mais seguro não. Infelizmente a qualquer hora é hora para uma tentativo de assalto, furto, etc. Eu sempre alerto os turistas a redobrarem a atenção ao andarem por lá e não ficar com o celular na mão. Abraço!
Olá May, ficamos felizes em saber que tem gostado do nosso blog. :)
ExcluirDe fato vale o alerta, em nossa última viagem a SP realmente tivemos que andar atentas até mesmo na Paulista, onde infelizmente os furtos estão frequentes. Muito obrigada!