Montevidéu, Uruguai: dicas de viagem
03 setembro 2024
Montevidéu é uma capital bonita, moderna e ao mesmo tempo possui um centro histórico muito bem preservado. Uma viagem a Montevidéu cabe super bem numa dobradinha com Buenos Aires, afinal basta atravessar o Rio de la Plata.
Neste post vamos compartilhar nossas experiências e dar todas as dicas de Montevidéu: quando ir, como chegar, documentos para entrar no Uruguai, o que fazer, onde ficar e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem. Tem que ir!
QUANDO IR A MONTEVIDÉU
Rambla de Pocitos |
A melhor época para ir a Montevidéu vai depender se você gosta de frio ou de calor. O verão é ótimo pois é quando as temperaturas ficam mais quentes (podendo chegar a 27ºC - 28ºC) e chove menos, no entanto essa é a alta temporada em Montevidéu por conta das férias e do carnaval que agita a cidade por quase 40 dias.
O inverno é exatamente o oposto, época super fria (os ventos deixam a sensação próxima de 0°C) e com grande probabilidade de chuvas em Montevidéu.
Clima em Montevidéu mês a mês - Fonte Climatempo |
Outono e Primavera são as melhores épocas para ir a Montevidéu para quem deseja pegar um clima ameno e fugir da agitação e dos preços elevados da alta temporada. Especialmente março e abril quando as temperaturas ainda não caíram tanto e outubro e novembro quando começam a subir.
Nossa viagem a Montevidéu foi na última semana de novembro, adoramos! Os dias estavam lindos, quentes e ensolarados, mas as manhãs e as noites eram bem geladinhas, portanto em qualquer época do ano leve agasalho.
REQUISITOS PARA ENTRAR NO URUGUAI
Para entrar no Uruguai basta RG, não é necessário passaporte e nem visto. Segundo a última atualização do governo uruguaio não é necessário apresentar comprovantes de vacinas para entrar no país, nem de Covid-19 e nem da Febre Amarela.
O Uruguai também não exibe o seguro viagem, no entanto é altamente recomendado para auxiliar em qualquer eventualidade com a saúde e também em outras questões, como extravio de bagagem. Recomendamos a Real Seguro, que oferece diversos planos com os melhores preços e usando o código TEMQUEIR você garante um desconto especial!
Plaza Independencia - Montevidéu |
Resumindo, para entrar no Uruguai você precisa apenas de RG ou Passaporte válido. Leve sua CNH caso queira alugar um carro.
QUAL MOEDA LEVAR AO URUGUAI, CÂMBIO
Pesos uruguaios |
Vale a pena levar Real para trocar por pesos em Montevidéu, na cotação atual 1 Real = 8 pesos uruguaios. O dólar só compensa se você já tiver em mãos, caso tenha que comprar, a dupla conversão não compensa, atualmente 1 dólar vale 38 pesos. Você pode consultar as cotações no site da Câmbio Matriz, que aliás é uma das melhores para fazer câmbio em Montevidéu, tem filial em Pocitos, no centro histórico e na Av. 18 de Julio.
Mercado del Puerto - Montevidéu |
É vantagem usar o cartão de crédito ou débito internacional para pagar restaurantes em Montevidéu, pois estrangeiros recebem a devolução de 22% do IVA (que acaba compensando o IOF). O desconto, porém, não vale para pagamento em dinheiro. Os hotéis já têm IVA zero para estrangeiros, portanto, é melhor garantir uma boa oferta reservando antecipado pelo Booking. Também aconselho reservar os passeios pela Civitatis pagando em reais.
A CHEGADA EM MONTEVIDÉU
Puerta de La Ciudadela, Centro histórico - Montevidéu |
Existem voos diretos do Brasil para Montevidéu, no entanto, vale muito a pena combinar Montevidéu e Buenos Aires na mesma viagem. Foi o que fizemos numa promoção da Aerolíneas Argentinas, compramos todos os trechos juntos: SP - Buenos Aires, Buenos Aires - Montevidéu e Montevidéu - SP. Assim fizemos toda a viagem de avião, na ocasião compensou, hoje teria que analisar os preços.
Uma alternativa muito comum é utilizar o Ferry Boat para ir de Buenos Aires a Montevidéu ou vice-versa. O transfer que inclui ônibus entre Montevidéu e Colônia del Sacramento (de onde sai o barco) + passagem do Ferry, custa cerca de R$430,00. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito (sem taxas, em reais) e caso necessário o cancelamento é gratuito. Reserve AQUI.
Rambla de Pocitos - Rio de La Plata |
Quem chega em Montevidéu de Avião desembarca no Aeroporto Internacional de Carrasco (mvd), localizado a cerca de 20 km dos hotéis de Pocitos e Punta Carretas. O transfer em Montevidéu custa em torno de R$280 num carro privativo para até 3 pessoas (mais barato que táxi e até mesmo Uber, acredite) e ainda com a vantagem de pagar em reais.
Se a ideia for ir do Aeroporto de Montevidéu para Punta del Este, veja as dicas AQUI. Você também pode alugar um carro.
ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU
Rambla de Pocitos e Punta Carretas |
Em Montevidéu você terá que escolher entre se hospedar na Ciudad Vieja (onde estão as atrações históricas) ou na orla de Pocitos e Punta Carretas, que particularmente eu acho bem mais agradável pois além de estar as margens do Rio de la Plata, é uma área que possui shoppings, bares e restaurantes legais para curtir dia e noite. É também onde se concentra a maior oferta de hotéis.
Veja o post completo "Onde ficar em Montevidéu" com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.
QUANTOS DIAS FICAR E O QUE FAZER
Punta del Este |
Num roteiro de 3 a 7 dias em Montevidéu, além de fazer um City Tour pelos pontos turísticos, você poderá visitar as vinícolas, fazer um passeio a Punta del Este (com parada na famosa Casapueblo), Colonia del Sacramento, curtir uma noite de tango... veja o post com 10 atrações imperdíveis em Montevidéu, incluindo valores e muitas dicas.
MONTEVIDÉU, GASTRONOMIA
Parrila El Palenque - Mercado del Puerto |
Veja o post "Onde comer em Montevidéu" que selecionamos as melhores parrilas e restaurantes para todos os gostos, incluindo jantar com show, almoço em vinícola e barzinhos legais.
+ DICAS DE MONTEVIDÉU
Av. 18 de Julio - Estátua Carlos Gardel |
Montevidéu ou Montevideo (em espanhol) é tranquila e segura se comparada a muitas capitais brasileiras. Nós ficamos em Punta Carretas e Pocitos, área nobre, movimentada de hotéis e restaurantes, circulamos dia e noite só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras. No entanto é sempre bom tomar devidos cuidados como evitar circular sozinho a noite em regiões do centro por exemplo.
Letreiro Montevideo - Pocitos |
Diferente de outros países da América do Sul como o Chile, o Peru e a Colômbia, a hora no Uruguai (e também em Buenos Aires) é exatamente igual a do Brasil, portanto não há diferença de fuso-horário em Montevidéu.
A voltagem do Uruguai é 220 V, as tomadas costumam ter pinos duplos, parecidos com os do Brasil, mas é sempre bom levar um adaptador, os melhores hotéis geralmente emprestam. Apesar de muitos estabelecimentos oferecem Wi-fi, se quiser ficar conectado a internet em Montevidéu, recomendo comprar um chip de viagem internacional.
Rambla de Punta Carretas - Montevidéu |
Já falei anteriormente, mas não custa repetir, vá preparado para enfrentar momentos gelados em qualquer época do ano. Montevidéu nos lembrou muito o sul do Brasil, especialmente Curitiba e Porto Alegre com temperaturas que variam muito em um único dia. Outra coisa em comum é que os uruguaios também adoram passear nos parques e "lagartear" na grama tomando um mate (tipo chimarrão) e são todos muito bem educados, pelo menos foi essa a nossa impressão.
Pôr do sol em Montevidéu - Rambla de Punta Carretas |
Enfim, nós adoramos conhecer o Uruguai, espero que tenham gostado das dicas de Montevidéu e que aproveitem muito a viagem. Tem que ir! :)
✓ Montevidéu: onde ficar, o que fazer e onde comer
0 comments:
Postar um comentário