Tour Colonial, Gramado: um passeio pela cultura e os sabores da Serra Gaúcha
03 janeiro 2024
Delicioso Apfelstrudel do Caffé Della Nonna |
O Tour Colonial mais completo é o da Je Hoffmann Turismo, uma empresa que atua a mais de 10 anos na Serra Gaúcha e montou um roteiro exclusivo.
Vinícola Jolimont |
O diferencial do Tour Colonial com a Je Hoffann é que inclui lugares tanto da zona rural de Gramado quanto de Canela, visitando vinícolas, casarões centenários, museus, fábrica de erva-mate do típico chimarrão e outros lugares. Com direito a muitas degustações, um farto buffet de almoço e para finalizar, um autêntico café colonial. Tudo incluso!
Casa Centenária - Linha Bonita, Gramado |
O passeio dura o dia inteiro, sai dos hotéis em torno das 9h e retorna às 17h30. Custa em média R$240 (varia de acordo com a alta ou baixa temporada e também dos combos promocionais oferecidos pela empresa). Você pode consultar o valor atualizado e fazer o agendamento através do WhatsApp.
TOUR RAIZES COLONIAIS
Ervateira Marcon - Linha Bonita, Gramado |
A seguir você confere as paradas e a nossa experiência no Tour Colonial, um delicioso passeio que nos leva as origens coloniais da Serra Gaúcha.
1. EMBUTIDOS FAMÍLIA CHAULET
Tem até o "salame gaúcho", inspirado nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul, que leva pimenta biquinho amarela e azeitona, uma delícia! Eles ainda vendem facas, cachaças, mel, geleias e outras iguarias a preço justo. Aproveite!
2. JOLIMONT VINÍCOLA
Ainda em Canela, nossa próxima parada foi na Jolimont, uma das primeiras Vitivinícolas do Brasil, desde 1948.
Aprendemos que, diferente de uma vinícola, a vitivinícola tem toda sua produção própria, ou seja, não usa nenhuma matéria prima de terceiros, desde o plantio, cultivo, colheita da uva e todos os processos que envolvem a elaboração das bebidas. Cuidados que dão um aspecto artesanal ao vinho.
Fizemos um tour na Jolimont para entender melhor todo esse processo, visitamos os lindos parreirais, e claro, degustamos diferentes tipos de vinhos, espumantes e sucos. Se quiser levar vinhos de qualidade para casa, essa é a hora!
3. ALMOÇO INCLUSO
O almoço foi no Restaurante Tempero do Campo, especializado na gastronomia gaúcha com influências das colonizações alemãs e italianas. Fica localizado em Canela, a 350 metros do Mundo a Vapor e anexo ao Hotel Fazenda Pampas.
Uma fartura de comida com aquele gostinho de roça, sabe? Polenta, carnes, linguiça, frango, farofa, arroz carreteiro, massas, saladas e muitas outras delícias preparadas no tradicional fogão campeiro.
Sem falar na mesa de sobremesas a base de pudim, o típico sagu com creme, ambrosia, compotas de frutas, mousses e outras tentações. Comemos e repetimos de tão bom! Tudo incluso, apenas as bebidas eram pagas a parte.
4. LINHA BONITA - CASA CENTENÁRIA
Seguimos o Tour pela Linha Bonita, no roteiro Raízes Coloniais muito conhecido na Zona Rural de Gramado por reunir patrimônios históricos e uma geração de famílias que ali começaram a povoar a Serra Gaúcha e que hoje abrem suas portas para mostrar aos turistas seus costumes, produtos, etc.
Um dos patrimônios mais importantes é a Casa Centenária da Família Ferrari, um típico casarão do início da colonização de Gramado. Ao redor lindas plantas, um carvalho centenário (dizem que se você abraçá-lo e fizer um pedido, ele se realizará, eu garanti o meu, rs) e uma vida pacata bem diferente da agitação que vivemos hoje nas grandes cidades.
5. ERVATEIRA MARCON
Também na Linha Bonita paramos na Ervateira da família Marcon - Natural de Gramado, onde tivemos a oportunidade de conhecer como é produzida a erva-mate, principal ingrediente do chimarrão, uma iguaria que vai além de um hábito, faz parte da cultura e da tradição gaúcha.
Eu experimentando chimarrão pela primeira vez! :) |
O legal é que aprendemos a preparar e degustamos um autêntico chimarrão (no primeiro gole achei amargo, confesso, mas depois o paladar acostuma e sai de lá gostando do "tar chimarrão, tchê!"), provamos também as deliciosas frutas secas que eles também produzem.
6. MUSEU DA FAMÍLIA FIOREZE
Sr Fioreze, foi uma honra! |
A próxima parada foi no Museu da Família Fioreze, outro marco da Linha Bonita - Raízes Coloniais pelos objetos colecionados ao longo de muitos por Nelson Fioreze, um senhor de quase 90 anos que nos recebe com muita simpatia e se orgulha em contar a história de cada uma daquelas relíquias.
São peças raras como vitrolas, máquinas registradoras, telefones antigos, utensílios usados por seus país quando chegaram para desbravar essas terras e outros objetos que a nova geração se quer imagina ter existido.
No local funciona ainda um empório com licores, biscoitos, geleias e outros produtos típicos.
7. CAFFÉ DELLA NONNA
A simpática Família Fozz |
A última parada foi no tradicional Caffé Della Nonna, onde fomos recebidos pela italianíssima Família Fozz, com música típica, alegria e muuuuita comida boa!
A propriedade da Família Foz é linda, tem ainda um pequeno parreiral e aquele clima gostoso de fazenda, a vontade era ficar o dia todo ali, mas depois da comilança foi hora de pegar a estrada rumo ao hotel.
O Tour Colonial com a Je Hoffmann Turismo foi ainda mais legal do que imaginávamos, um verdadeiro passeio pela cultura, tradição e sabores da Serra Gaúcha. Amamos. Tem que ir! :)
Nós duas curtindo a Vinícola Jolimont, durante o Tour Colonial :) |
Experiência em março/2022 Agradecimentos: Je Hoffmam Turismo
Outros Posts:
Gramado e Canela: quando ir, como chegar, etc
O que fazer em Gramado e Canela: 20 dicas
Dicas de hotéis em Gramado e Canela
Passeio Maria Fumaça Gramado - Bento Gonçalves
Ônibus turístico de Gramado e Canela
Onde ficar em Porto Alegre: melhores bairros e hotéis
O que fazer em Porto Alegre: 10 atrações imperdíveis
Porto Alegre: dicas para planejar a viagem
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário