Maria Fumaça: tudo sobre o passeio de trem mais famoso da Serra Gaúcha
03 janeiro 2024
O Passeio de Maria Fumaça é um dos mais procurados da Serra Gaúcha, ele envolve apresentações culturais, degustações... uma divertida viagem ao tempo! O melhor é que mesmo o trem partindo da cidade de Bento Gonçalves, é possível fazer o tour saindo de Gramado ou Canela. Tem que ir!
Neste post vamos dar todas as informações sobre o trem Maria Fumaça: duração, valores, roteiro, dicas de como fazer o passeio completo e nossa experiência no chamado Tour Uva e Vinho Maria Fumaça, saindo de Gramado. Partiu?
MARIA FUMAÇA SERRA GAÚCHA
⇒ QUANTO CUSTA E COMO FAZER O PASSEIO
Quem está em Gramado ou Canela e deseja aproveitar o passeio de Trem Maria Fumaça sem se preocupar com nada, a melhor opção é comprar o Tour oferecido pelas agências de turismo.
Nós fomos com a Je Hoffmann Turismo, uma empresa que atua a mais de dez anos na Serra Gaúcha e oferece uma experiência completíssima!
O Tour Uva e Vinho inclui transfer dos hotéis de Gramado e Canela, ingressos do Trem Maria Fumaça, do parque cultural Epopeia Italiana, almoço e visita a diversos lugares de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, incluindo a maior vinícola do Brasil - Aurora. Custa em média R$400, mas a empresa vive fazendo promoções, muitas vezes dão algum outro tour de brinde, enfim, você pode negociar e fazer o agendamento via WhatsApp.
O trajeto de 23 km percorrido pelo trem entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa dura 1h30, mas o Tour completo saindo de Gramado dura o dia todo, sai dos hotéis em torno das 6h30 e retorna aproximadamente 19h30. Bento Gonçalves está a 120 km de Gramado.
Quem está em Bento Gonçalves ou planeja ir por conta, é necessário consultar certinho os horários de partida do Trem Maria Fumaça, que é operado pela empresa Giordani, geralmente tem saída às 9h e às 14h, o trajeto de volta (Carlos Barbosa - Bento Gonçalves) é feito em ônibus. Também existe a opção de fazer o percurso inverso, ou seja, ir de ônibus até Carlos Barbosa e voltar de Trem até Bento Gonçalves.
Abaixo você confere o roteiro que fizemos saindo de Gramado com destino a Bento Gonçalves no tour Uva e Vinho Maria Fumaça com a Je Hoffmann Turismo.
MARIA FUMAÇA GRAMADO
No horário combinado, entre 6h30 e 7h, o guia da Je Hoffmann passou buscando os turistas nos hotéis de Gramado e Canela. Estávamos ansiosas para fazer o famoso passeio de Maria Fumaça pela conhecida região do Vale dos Vinhedos.
Seguimos viagem num ônibus novo, confortável e com um guia super simpático que foi dando os detalhes de como seria o nosso dia. Lembrando que a ordem do roteiro pode variar, confira as paradas:
1. NOVA PETRÓPOLIS - ASPEN
A primeira parada foi em Nova Petrópolis, a cerca de 45 minutos de Gramado, no centro comercial Aspen, conhecido na região por reunir malhas, couro, entre outros produtos a preço de fábrica.
Tivemos um tempinho para fazer compras e também usar a estrutura do local com toaletes e lanchonete. Nós aproveitamos para passear por ali e sentir um pouquinho do clima da cidade.
2. FARROUPILLHA - ADEGA CHESINI
Seguimos em direção a Caxias do Sul, a primeira cidade da Serra Gaúcha a receber imigrantes italianos, e paramos na Adega Chesini, localizada no Município de Farroupilha.
A vinícola familiar atua desde 1960 e já recebeu diversos prêmios. Fizemos uma breve visita guiada com degustação dos diferentes tipos de vinhos que eles produzem, um melhor que o outro! Vale a pena reservar um espacinho na mala.
Além disso o local é uma graça, tem parreiral, adega com fotos da família, lojinha... adoramos conhecer!
3. VINÍCOLA AURORA
Ao chegar em Bento Gonçalves visitamos a famosa Vinícola Aurora, nada menos que a maior e mais premiada vinícola do Brasil.
Na loja é possível comprar os produtos, que por ter uma produção industrial grande oferece ótimos preços. aproveite!
4. EPOPEIA ITALIANA
Outra atração que fez parte do nosso passeio em Bento Gonçalves foi o Parque Temático Epopeia Italiana (ingressos inclusos).
Tudo é contado de uma forma bem legal com personagens que nos conduzem por cenários em tamanho real, incluindo o Navio que transportava os imigrantes. Um espetáculo emocionante! No final, mantendo a generosa tradição italiana, teve degustação de biscoitos.
Essas curiosidades nós ficando sabendo ao longo do trajeto, pois cada vagão possui um guia que vai contando um pouco da história e anunciando as atrações que irão se apresentar.
5. ALMOÇO INCLUSO
Ainda em Bento Gonçalves fomos para o Restaurante Primazia, onde foi servido o almoço incluso no passeio (apenas as bebidas eram pagas a parte).
Um local amplo, bonito e com um buffet de qualidade para nos servirmos a vontade! Havia diferentes tipos de carnes, peixes, massas, risotos, saladas e sobremesas deliciosas. Comemos super bem!
6. PASSEIO MARIA FUMAÇA
O momento mais esperado do dia chegou! Na estação do Trem em Bento Gonçalves a recepção foi a base de música e muita animação.
Era uma quarta-feira do mês de março, quando por volta das 14h subimos a bordo do Maria Fumaça, uma das atrações mais famosas do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. O dia estava lindo!
Por muitos anos o Maria Fumaça foi usado para transportar passageiros e a produção de vinho da região, daí ficou conhecido como o Trem do Vinho. Hoje sua finalidade é apenas turística.
Pela janela passavam lentamente belas paisagens da Serra Gaúcha (o Trem não passa de 30 km/h), mas o que chamava mesmo a atenção eram as apresentações culturais que vez e outra entravam no nosso vagão.
Artistas com trajes típicos ao ritmo da tarantella e outros clássicos italianos. Todos batendo palmas, dançando... uma verdadeira festa sobre os trilhos. Teve ainda encenações teatrais e brincadeiras que interagiam com a galera.
Durante o percurso teve uma generosa degustação de vinho e um carrinho circula pelo trem vendendo outras bebidas e snacks.
Cerca de 50 minutos depois da partida o trem parou na estação Garibaldi, todos foram convidados a desembarcar para provar o espumante moscatel e o suco de uva da premiada vinícola Garibaldi, que funciona na região como uma cooperativa envolvendo mais de 400 famílias. Tudo acompanhado de música.
Ficamos na estação Garibaldi cerca de 20 minutos, aproveitamos para tirar a disputada foto na frente do Trem, afinal, quem não quer uma recordação assim!?
Quando demos conta já havia passado os 23 km e o trem se aproximava da estação final, Carlos Barbosa, pontualmente as 16h, onde outros turistas aguardavam ansiosos para fazer o percurso contrário.
Nós seguimos o nosso tour com o guia da Je Hoffmann, o grupo todo estava animado, não só por conta das degustações de vinhos e espumantes, hehe, mas também porque o passeio de Maria Fumaça foi de fato muuuito legal!
7. CARLOS BARBOSA
Ao desembarcar do Maria Fumaça na cidadezinha de Carlos Barbosa, visitamos a loja da Tramontina, conhecida nacionalmente pela qualidade das peças em inox, mas tudo começou ali, quando Valentin Tramontina, filho de imigrantes italianos, chegou na cidade no ano de 1911. Hoje a Tramontina tem lojas espalhadas por diversos países da América do Sul.
Também em Carlos Barbosa, localizada em frente a Tramontina, visitamos a Fetina de Formaio, uma casa especializada em queijos e produtos coloniais como salames, pimentas, doces e outras delícias. Não faltaram provinhas, claro!
Fetina de Formaio - queijos e salames delicioso! |
Depois disso pegamos a estrada de volta a Gramado, a viagem levou cerca de 2h, chegamos no hotel em tornos das 19h30. Se valeu a pena? Demais! Amamos cada minutinho desse dia.
O Tour Uva e Vinho com Epopeia Italiana, almoço e o Trem Maria Fumaça, além de divertido e delicioso, foi uma forma de entendermos um pouco mais sobre a história da imigração italiana que é tão marcante nesse pedacinho do nosso país. Tem que ir! :)
Nós duas curtindo o Passeio de Trem - Inesquecível! :) |
Experiência em março/2022 Agradecimentos: Je Hoffmann Turismo
Outros Posts:
Gramado e Canela: quando ir, como chegar, etc
O que fazer em Gramado e Canela: 20 dicas
Dicas de hotéis em Gramado e Canela
Tour Colonial: o passeio mais delicioso de Gramado
Ônibus turístico de Gramado e Canela
Cascata do Caracol de um ângulo exclusivo
Também temos dicas de Porto Alegre
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
Obrigado pelas dicas, gostei muito!!
ResponderExcluirFicamos felizes em saber que gostou das dicas, esse passeio de Maria Fumaça em Gramado é mesmo imperdível!
Excluir