Curitiba é uma mistura muito boa de sabores. A influência dos imigrantes alemães, italianos, japoneses, poloneses e ucranianos se refletem de várias maneiras na cidade, inclusive na gastronomia.
Você poderá viajar por esses sabores comendo por exemplo uma bela massa italiana, um pierogi (pastelzinho cozido originário da Polônia e da Ucrânia) ou uma Banoffee (torta inglesa de banana com doce de leite), mas não deixe de experimentar também as delícias regionais.
O nome Curitiba em Tupi Guarani significa "grande quantidade de pinheiros", por conta das Araucárias, árvore símbolo do Paraná e que produz a iguaria mais amada da região, o pinhão.
✓ Curitiba: quando ir e outras dicas de viagem
|
Pinhão - Mercado Municipal de Curitiba |
Em meados de abril a julho, época da colheita e também inicio dos meses mais frios, é quando os curitibanos comem pinhão do café da manhã ao jantar, hehe. Tem pastel de pinhão, risoto de pinhão, sopa de pinhão, sobremesas que levam pinhão e por aí vai, definitivamente o pinhão é uma paixão local! Nós também adoramos.
✓ Hotéis em Curitiba com desconto
|
Barreado - Restaurante Serra Verde, Morretes |
Outro prato típico é o Barreado, uma carne cozida por até 12h na panela de barro que chega a desmanchar num molho delicioso a base de vários temperos, tradicionalmente acompanhada de farinha e banana da terra. Se fizer o passeio de Trem a Morretes certamente você irá experimentar, é a estrela do cardápio na cidadezinha histórica, mas também é possível encontrar em restaurantes da capital (demos dicas no final deste post).
|
Carne de Onça - Bar do Alemão, Curitiba |
Assim como em outras cidades do sul do Brasil, em Curitiba se come muita carne, além do Barreado, tem churrasco, os populares costelões e a famosa Carne de Onça, declarada patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba; trata-se de uma mistura de carne (bovina, rs) servida crua com cebola, alho, salsinha e outros temperos que no final deixa um "bafo de onça", daí o nome! hehe, uma delícia, experimentem!
Para acompanhar, cervejas e cafés fazem parte do cotidiano. Nos meses mais frios é comum o quentão (vinho quente com especiarias).
ONDE COMER EM CURITIBA
|
Largo da Ordem, centro de Curitiba |
Como uma boa capital, Curitiba oferece opções para todos os gostos e bolsos, entre o Centro e Batel, região onde provavelmente você estará hospedado, há ótimos restaurantes, cafeterias, lanchonetes e barzinhos legais para curtir a noite.
Tem ainda as "Vilas Gastronômicas", o Mercado Municipal, a Rua 24h, a feirinha do Largo da Ordem, o bairro italiano Santa Felicidade... lugares para comer bem em Curitiba não faltam! Reunimos os clássicos, nossas melhores experiências e dicas. Aproveite!
RESTAURANTES EM CURITIBA
BAR DO ALEMÃO
|
Carne de Onça, Joelho de Porco e Submarino. Maravilhosos! |
Em meio aos casarões históricos do Largo da Ordem fica o Bar do Alemão, praticamente um patrimônio da boemia curitibana, são mais de 40 anos de tradição.
O ambiente é de uma clássica taberna germânica, já o cardápio oferece muito além de cervejas e petiscos alemães. A típica carne de onça e o joelho de porco defumado estão entre os mais pedidos (deliciosos!). Outra invenção famosa da casa é o "submarino", um Chopp com uma canequinha mergulhada de Steinhäger. Um clássico dos bons em Curitiba. Tem que ir!
BATEL GRILL CHURRASCARIA
|
Melhor churrascaria rodízio de Curitiba |
Impossível visitar o sul do Brasil e não comer um bom churrasco, né? Em Curitiba a Batel Grill Churrascaria, que funciona no sistema rodízio, faz o maior sucesso entre moradores e turistas. Além da qualidade, o diferencial é a variedade que agrada até mesmo os que não são tão fãs de carne.
Além de cortes nobres, há um buffet caprichadíssimo com saladas, pratos quentes e guarnições. Destaque também para os sushis, sashimis, risotos, massas e a inigualável polenta cremosa. E tem mais, algumas sobremesas, como o famoso nhoque frito ao molho de chocolate, estão inclusas no valor do rodízio.
Sem dúvida uma das melhores churrascarias que já visitamos. Tem que ir!
TOM ESPAÇO GASTRONÔMICO - BOURBON
|
A feijoada mais premiada de Curitiba |
O Tom Espaço Gastronômico é o restaurante, aberto ao público, do luxuoso Hotel Bourbon Curitiba, que oferece um menu para todos os gostos, mas o destaque vai para a feijoada mais premiada da cidade. Tem que ir!
Um buffet com todos os itens que não podem faltar numa tradicional feijoada e muito mais! Saladas, croquetes, outras delícias da culinária brasileira como acarajé, uma mesa recheada de sobremesas, batidinhas e caipirinha, claro! Tudo por um preço único (R$95). Vale cada centavo! Para completar rola música ao vivo com clássicos da MPB. O programa de sábado mais delicioso de Curitiba.
LA MÁFIA TRATTORIA
|
Risotos e Massas divinas! |
Além do ambiente charmoso e do atendimento diferenciado, o cardápio combina perfeitamente massas e risotos com carnes, peixes e frutos do mar. O Risoto de camarão, gorgonzola e nozes está entre os melhores pratos que já comi na vida. Para completar tem entradas deliciosas (incluindo as burratas do
Primo Burrateria que funciona no mesmo espaço), sobremesas e uma seleção especial de vinhos. Impossível não agradar, Tem que ir!
PRIMO! BURRATERIA
|
Burrata ao Forno, sensacional! |
Você também é do time que ama queijos com aquela textura e cremosidade que só as burratas tem? Essa paixão fez surgir o Primo Burrateria, a primeira casa de Curitiba especializada em burratas. Funciona no mesmo espaço do La Máfia, uma dupla e tanto!
Burrata ao forno, ao pesto, in crosta, com doce de leite, Nutella e por aí vai, além de combinações com massas, risotos e todas as invenções com burratas que você possa imaginar. É realmente primo! De primeiríssima qualidade. Tem que ir!
CARLO RISTORANTE
|
Filé Curitibano e spaghetti com linguiça Blumenau, perfeitos! |
O requintado Carlo Ristorante é um dos maiores destaques da atualidade em Curitiba, a varanda charmosa, o atendimento impecável e o menu com ótimas opções para o almoço, happy hour e jantar, tem agradado a todos, inclusive os mais exigentes.
A cozinha, comandada pelo talentoso chef Beto Madalosso, tem influência de diversas culturas, especialmente de suas raízes, italiana. Receitas tradicionais e afetivas, mas com toda a sutileza da gastronomia contemporânea. Tem que ir!
PIZZA BIS
|
4 queijos e John Pepper com cheddar inglês. Que sabor! |
Desde que provamos a Pizza Bis em Balneário Camboriú viramos fãs, não foi surpresa ver que em Curitiba também é considerada uma das melhores pizzas da cidade, a qualidade é incontestável!
São mais de 50 sabores com massa crocante e camadas generosas dos melhores ingredientes. As bordas recheadas são sensacionais e a pizza doce com sorvete Haagen- Dazs está entre as nossas preferidas da vida. O cardápio se completa com petiscos e bebidas. Bom demaaais. Tem que ir!
SANTA FELICIDADE
|
Vinhos Durigan - Santa Felicidade |
Santa Felicidade é um bairro de imigrantes italianos que ficou famoso na cidade por reunir restaurantes típicos e comércio de queijos, vinhos, chocolates, etc.
Entre os mais visitados estão os Vinhos Durigan, a casa temática Florybal Chocolates (referência também em Gramado) e o Madalosso, maior restaurante da América Latina e conhecido em Curitiba pelo tradicional rodízio de massas.
FEIRAS E VILAS GASTRONOMICAS
|
Pierogi - Feira do Lardo da Ordem |
Curitiba é muito conhecida por suas feiras e vilas gastronômicas. Nelas você poderá experimentar desde as clássicas comidinhas de rua até pratos da gastronomia local e internacional, geralmente a preços mais amigáveis.
A Feira do Largo da Ordem, que acontece todas as manhãs de domingo, é bem tradicional na cidade, além de artesanatos há dezenas de barraquinhas que vendem pastel, lanches, doces e também o pierogi (pastelzinho cozido, típico da Polônia e Ucrânia).
|
Vila Urbana - Centro de Curitiba |
RUA 24 HORAS
A conhecida Rua 24 horas, no centro de Curitiba, é uma "rua coberta", muito bonita por sinal, que reúne lojas, lanchonetes, bares e restaurantes.
No entanto, ao contrário do que o nome sugere, ela não funciona 24h, geralmente os estabelecimentos ali funcionam no máximo até as 23h. Uma das melhores opções é o Koda Pub, um "boteco bistrô" com petiscos, drinks e pratos bem elaborados.
MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
Entre os corredores do tradicional Mercado Municipal de Curitiba você irá encontrar frutas, temperos, queijos, cachaças, vinhos, utensílios, presentes e muito mais. Tem que ir! Na época do pinhão, é um ótimo lugar para comprar a iguaria.
Na praça de alimentação do mercado você pode tomar um café, comer um delicioso pastel, um lanche, ou experimentar pratos mais elaborados, neste caso a dica é o Anarco Restaurante, o risoto de funghi com pinhão é uma boa pedida. ⇨ Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro | Ter a sáb. das 8h as 18, dom. até 13h
OUTRAS DICAS
|
Restaurante Opera Arte |
Para experimentar o típico Barreado em Curitiba a dica é o restaurante A Caiçara, no Largo da Ordem.
|
Largo da Ordem - Curitiba |
|
Kawiarnia Krakowiak (ao lado do Bosque do Papa) |
Enfim, além dos parques, comer em Curitiba é uma das principais atrações da cidade, aproveite!
|
Doce Museu Oscar Niemeyer - Confeitaria Curitibana |
Parabéns pelo conteúdo!!! Deixou de fato, a gente com o gostinho de "tem que ir" Obrigado!!!!
ResponderExcluirOi Valter, muito obrigada! Ficamos felizes em saber que gostou, Curitiba é mesmo uma delícia de cidade, tem que ir! :) Abraços.
ExcluirVou visitar em julho, voltando a Curitiba depois de 43 anos. Será que mudou muito. Ainda tem a Rua das flores?
ResponderExcluirQue legal, Curitiba está linda, tem sim a Rua das Flores e muitos parques maravilhosos. Todos os nossos posts estão atualizados, fomos agorinha. Dá uma olhada, só ir no Menu Brasil - Paraná
Excluir