Onde comer em Belém: pratos típicos e dicas de restaurantes
16 maio 2024
A culinária paraense é especial, influenciada por indígenas, cheia de ingredientes, temperos e sabores que você só encontra nessa região Amazônica.
Na hora de comer em Belém demos de cara com pratos de nomes diferentes, combinações exóticas e iguarias que nem imaginávamos que existiam. A sensação, para nós do sudeste, era como se estivéssemos experimentando a gastronomia de um outro país, só que não! Te amo Brasil!
PRATOS TÍPICOS
Delícias do Menu Degustação do Ver-o-Açaí |
Impossível ir ao Pará e não tomar açaí, o mais puro, intenso e delicioso que já provamos na vida (nos lembrou o gosto de abacate, nunca pensei!), mas esqueça a banana, a granola e todas aquelas misturas que estamos acostumados, por lá o açaí é servido com proteína (peixe, camarões, charque) e farinha.
As 3h30 da madrugada na tradicional Feira do Açaí |
Vale a pena experimentar, mas confesso que comendo tudo junto foi uma combinação estranha para nós, preferimos comer o peixe e depois tomar o açaí geladinho com açúcar, hehe!
Melhor açaí de Belém - Point do Açaí |
Alguns dos principais pratos típicos do Pará levam Tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca) e Jambu (uma erva que causa leve dormência na boca e vai com praticamente tudo, tem até cachaça de jambu). Entre os que você não pode deixar de experimentar estão:
O Tacacá, tipo uma sopa à base de tucupi, goma de tapioca, camarões e jambu que os paraenses tem o hábito de tomar todo fim de tarde (tem um sabor um pouco ácido, mas é muito saboroso) ;
Tacacá do Renato - Delicioso! |
A Maniçoba, conhecida como a "feijoada paraense" porque leva basicamente os mesmos ingredientes, mas ao invés do feijão preto entra a maniva (folha da mandioca cozida por até uma semana). É um dos pratos mais tradicionais, inclusive não pode faltar no almoço do Círio, (achei que não iria gostar, mas é saborosíssima, experimentem!);
Maniçoba, Vatapá e Arroz Paraense - Restaurante Ver-O-Açaí |
O Pato no Tucupi (pato cozido no molho de tucupi com jambu), um clássico que assim como a Maniçoba, é figura garantida no almoço do Círio.
Mas ainda tem Vatapá, Caruru (diferentes da Bahia, mas igualmente deliciosos) e outros pratos que levam camarões e peixes fresquinhos de água doce, como o Pirarucu, o Tambaqui e o Filhote (de carne leve e macia é o melhor de todos na nossa opinião).
A deliciosa Unha de Caranguejo - Maria Belém Gastrobar |
Para petiscar os clássicos paraenses são o bolinho de pirarucu, de maniçoba e a Unha de Caranguejo (tipo uma coxinha, só que recheada de caranguejo, muuuuito bom!).
Também não podemos esquecer do famoso queijo do Marajó, das tapioquinhas deliciosas e dos diferentes tipos de farinha, entre elas a tradicional farinha d'água de Bragança, premiada mundo a fora.
Filé com queijo do Marajó e Risoto de Cogumelos - Manjar das Garças |
Na hora da sobremesa você vai encontrar combinações deliciosas a base de frutas amazônicas como cupuaçu, bacuri e taperebá (cajá), castanhas do Pará e chocolates orgânicos produzidos na região (como os da Dona Nena - Filha do Combu e o premiado Chocolate Gaudens).
Mousse de Chocolate Amazônico com Taperebá - Casa do Saulo |
Por essas e outras Belém recebeu o título internacional de cidade criativa da gastronomia, pela UNESCO. No Brasil apenas mais três cidades integram esse seleto grupo: Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).
ONDE COMER EM BELÉM
Estação das Docas com o sorvete da Cairu - Melhor do Mundo! |
Como uma boa capital Belém oferece opções para todos os gostos e bolsos. A Estação das Docas é o polo gastronômico mais turístico da cidade, reúne bares, restaurantes, quiosques e a melhor sorveteria do mundo as margens da baía de Guajará. O pôr do sol e as atrações musicais deixam o clima bem legal.
Gabinete Roon - Pub anexo ao Radisson Hotel Belém |
Umarizal é o bairro mais boêmio de Belém e costuma ficar agitado à noite por conta dos bares, restaurantes e baladinhas. Nazaré e Batista Campos também possuem ótimas opções, incluindo alguns dos restaurantes mais sofisticados da capital. Esses bairros são os melhores para quem deseja unir hospedagem com boa gastronomia.
POINT DO AÇAÍ
Camarão Rosa com açaí especial! |
Para experimentar a estrela da gastronomia local tem que ir no Point do Açaí, o restaurante é unanimidade quando o assunto é o melhor açaí de Belém. São várias unidades, nós fomos no "Casarão", um espaço lindo pertinho das Docas.
O cardápio tem uma infinidade de pratos típicos, petiscos (a melhor Unha de caranguejo que comemos em toda a viagem) e bebidas (o suco ou a caipirinha de limão-mexerica tem sabor único). Peça o que quiser, só não saia sem experimentar o famoso açaí. Tem que ir!
⇨ Blvd. Castilhos França, 744 - Campina | veja outras unidades AQUI
MANJAR DAS GARÇAS
Filhote com crosta de amêndoa e Risoto de Jambu - Sensacional! |
O Manjar das Garças é um restaurante super tradicional em Belém que se mistura perfeitamente a uma das principais atrações da cidade. Impossível visitar o Parque Mangal das Garças sem provar o gostinho da culinária amazônica do Manjar.
Peixes, camarões, carnes e aves que acompanham por exemplo risoto de jambu, queijo do Marajó além de outros clássicos, como a maniçoba e o pato no tucupi, sem falar nas sobremesas deliciosas e no ambiente encantador. Tradição com sabor e qualidade, definitivamente Tem que ir!
⇨ R. Dr. Assis, Cidade Velha (Mangal das Garças) | 91 980851211
VER-O-AÇAÍ
Menu Regional e Gresdras - Perfeitos para experimentar de tudo! |
Primeira vez em Belém? Tem que ir no Ver-O-Açaí, o restaurante é um dos maiores sucessos da atualidade na capital, eleito inclusive o melhor restaurante de cozinha regional pelo Festival Estrela Azul (maior festival gastronômico de Belém), perfeito para experimentar tudo o que há de melhor da gastronomia paraense.
Na decoração detalhes que valorizam a cultura local e no cardápio todas as delícias típicas que você possa imaginar. A dica é escolher o menu degustação, há duas ótimas opções que combinam uma série de entradas, pratos e sobremesas. Um verdadeiro passeio gastronômico! Tem que ir.
⇨ Tv. Dom Pedro I, 599 - Umarizal, Belém | Tel. 91 98431-0601
SORVETERIA CAIRU
Mestiço e Carimbó - Nossos sabores preferidos da Cairu |
Uma das melhores formas de experimentar as frutas típicas da Amazônia e alguns dos sabores mais tradicionais do Pará é através dos deliciosos sorvetes artesanais da Cairu, eleita 9 vezes a melhor sorveteria do Brasil. Tem que ir!
O quiosque na Estação das Docas faz filas de turistas, a vitrine é de encher os olhos com uma infinidade de sabores, os regionais são os que mais fazem sucesso. Entre os nossos preferidos estão o Mestiço (mistura perfeita de açaí com tapioca), Carimbó (Castanha do Pará com doce de Cupuaçu), bacuri e taperebá. Todos com aquele sabor e textura perfeita. Tá explicado o sucesso!
⇨ Unidades na Estação das Docas e Umarizal | Tel. 91 99126-1049
CASA DO SAULO DAS ONZE JANELAS
Filhote com Molho de Castanha do Pará, Banana e Camarão Rosa |
Localizado num belíssimo casarão histórico do complexo Feliz Lusitânia, o Casa do Saulo é hoje uma das maiores referências da gastronomia regional, premiado inclusive como o melhor restaurante do Norte do Brasil.
O cardápio traz uma série de pratos da culinária tapajós a base de peixes, farinha, jambu, tucupi e todos aqueles ingredientes e temperos maravilhosos, típicos da Amazônia. O toque diferenciado fica por conta do criativo chef Saulo Jennings, que transforma a experiência numa explosão de cores, textura e sabor. Tem que ir!
Saulo comanda ainda o restaurante do luxuoso Atrium Hotel Quinta de Pedras e a Casa do Saulo Santarém.
⇨ R. Siqueira Mendes, S/N - Cidade Velha, Belém | Tel. 91 99338-4511
FAMIGLIA SICILIA
Fettuccine ao molho de camarões | Filhote com farofa de castanha |
O requintado Famiglia Sicilia, em Batista Campos, é um dos restaurantes mais elogiados de Belém. A culinária italiana de primeiríssima qualidade, o ambiente e o atendimento diferenciado costuma agradar até mesmo os mais exigentes.
⇨ Av. Conselheiro Furtado, 1420 - Batista Campos | Tel. 91 4008-0001
SOPRANO RESTÔ
Pescada e Filhote com queijo do Marajó e Risoto de Jambu |
O Soprano Restô é nosso queridinho da Estação das Docas. Nele todas as cores e sabores regionais ganham um toque especial da cozinha contemporânea.
⇨ Estação das Docas, Galpão 2C | Tel. 91 3015-3622
MARIA BELÉM GASTROBAR
Camarões Rosa com queijo Marajó e arroz de Jambu | Filhote ao pesto |
O Maria Belém foi uma das melhores descobertas que tivemos durante um passeio pelo Shopping Pátio Belém. O restaurante serve comida regional, mas com toda a sutileza de um gastrobar.
Além de uma série de bebidas, o cardápio oferece opções para todos os gostos, desde petiscos e pizzas até refeições completas. Tudo com aquele gostinho especial da Amazônia, claro! A unha de caranguejo é deliciosa e os pratos nos conquistaram pela apresentação, textura e sabor. Tem que ir!
⇨ Shopping Pátio Belém - 2⁰ piso | Tel. 91 99107-1537
TACACÁ DO RENATO
Tacacá e Trio Pai D'égua (Maniçoba, Caruru e Arroz Paraense) |
Com três unidades na capital, o Tacacá do Renato, como o nome sugere, é o lugar ideal para experimentar um tradicional Tacacá paraense, eleito inclusive o melhor de Belém em diversos concursos gastronômicos. Tem que ir!
Mas além da estrela da casa, o cardápio traz outros clássicos como maniçoba, pato no tucupi, arroz paraense, vatapá, caruru, etc. Na dúvida, peça o Trio Pai D’égua (três pratos típicos a sua escolha). Para completar tem unha de caranguejo de entrada e bolo no pote de sobremesa, o de bacuri é irresistível!
MERCADO VER-O-PESO
Se a ideia for passear, experimentar de tudo, comprar produtos típicos para viagem e ainda economizar, o Mercado Ver-o-Peso é o lugar. Tem que ir!
OUTRAS DICAS
Restaurante O Comilão - Praia do farol, Ilha de Mosqueiro |
Para os cervejeiros de plantão a Amazon Beer, na Estação das Docas, é imperdível! Chopes e cervejas artesanais famosas por levarem ingredientes típicos da Amazônia.
Cervejas artesanais Amazon Beer - Estação das Docas |
A Portinha é literalmente uma pequena lanchonete, na Cidade Velha, que a mais de vinte anos vende os salgados mais tradicionais e típicos de Belém, boas pedidas são a esfiha de pato com jambu e o pastelzinho de cupuaçu.
Geladinho, Sacolé, Din-Din... no Pará se chama Chopp de Fruta |
Se a fome for de hambúrguer vá no Uatá?!, uma rede bem conhecida com várias unidades na cidade, ou no Porpino Burger, em Umarizal, sucesso não só em Belém mas em outras cidades do Brasil. Se é churrascaria rodízio que você quer, uma ótima é a Boi D'ouro, que serve também rodízio de Pizzas e tem uma unidade em Batista Campos.
Cachaça de Jambu (amortece a língua na hora, rs), Ver-o-Peso |
Se está em busca de um restaurante vegetariano em Belém para experimentar a gastronomia regional, um dos melhores é o Govinda Restaurante. Para os fãs de comida japonesa, a culinária nipo-amazônica do Sushi Ruy Barbosa é muito elogiada. Ambos localizados em Batista Campos.
As tapiocas mais deliciosas de Mosqueiro - Barraca da Rosilda |
Se for passar um dia em Mosqueiro (para curtir as belas praias de rio), a dica é o Restaurante "O Comilão" (na praia do Farol), a estrutura e o cardápio são ótimo! Também não deixem de experimentar as tradicionais tapioquinhas da Vila (a molhada de coco é macia e deliciosa!).
Delícias da Casa da Dona Nena - Ilha do Combu |
A 15 minutinhos de barco da capital, a Ilha do Combu é perfeita para um almoço com peixes fresquinhos a beira do rio e com uma bela vista para Belém. O Saldosa Maloca é um dos mais famosos, outros bem recomendados são o Solar da Ilha, o Mirante do Combú e o Kasa Kakuri. Também não deixem de visitar a Casa de Dona Nena para experimentar as delícias feitas com chocolate orgânico.
Contudo, a principal dica que podemos deixar é: experimente e se deixe levar por esse mundo de sabores que existem no Pará. É Pai D'égua. Tem que ir!
Melhor açaí da vida! - Point do Açaí |
Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘
Outros Posts:
Belém: quando ir e outras dicas essenciais
Passeio de barco em Belém ao ritmo do Carimbó
Ilha de Marajó: passeio bate-volta de Belém
Ilha do Combu: rota do chocolate em Belém
City Tour em Belém: roteiro e dicas
Ilha do Mosqueiro: praias de rio em Belém
Realmente, só dicas maravilhosas meus parabéns. Nota mil pelas dicas.
ResponderExcluirMuito obrigada, ficamos felizes em saber que gostou. O Pará é tudo de bom, né!
Excluir