Nada melhor do que chegar na cidade e fazer logo um City Tour para conhecer os principais pontos turísticos, a história da cidade e aquelas curiosidades que a gente só fica sabendo nesses passeios, não é mesmo? Tem que ir!
Neste post vamos compartilhar nossa experiência e dar dicas de como fazer um City Tour em Aracaju. Confira!
COMO FAZER O CITY TOUR EM ARACAJU
|
Orla de Atalaia |
Provavelmente você estará hospedado na Praia de Atalaia, rodeado de algumas das principais atrações da cidade como os Arcos (letreiro de Aracaju), o Projeto Tamar, as feirinhas de artesanato... por isso o City Tour te levará a outros lugares.
A partir dessa região não é difícil se deslocar na cidade, mas sem dúvida a melhor forma de fazer um City Tour por Aracaju é com as agências de turismo, assim você economizará tempo e terá informações confiáveis.
✓ Aracaju: quando ir e outras dicas
|
Mercado Municipal de Aracaju |
O tour dura 3 horas, das 9h as 12h, ideal para quem está com tempo curto, mas a TopTur geralmente oferece um plus, ou seja, depois de turistar pelos pontos turísticos você poderá estender o passeio até uma das Praias do Litoral Sul de Aracaju (a Praia de Aruana), para almoçar e curtir o mar antes de te levarem de volta ao hotel. Confira o valor e reserve agora o City Tour em Aracaju.
CITY TOUR ARACAJU - ROTEIRO
|
Largo da Gente Sergipana - Centro |
No horário combinado o guia passou para nos buscar no hotel e seguimos pela Av. Santos Dumont, que beira a Praia de Atalaia, aliás a Orla de Aracaju é cotada como uma das mais bonitas do Brasil. De fato é linda!
O guia foi contando várias curiosidades sobre a capital que foi desenvolvida entre dois rios, o Sergipe e o Vaza-Barris. "Aracaju" vem do nome "cajueiro dos papagaios", porém a fruta mais típica é a Mangaba.
|
Mercado Municipal de Aracaju |
Não vou bancar a chata e ficar aqui contando milhares de histórias, mas achei muito legal saber que Aracaju, fundada em 1855, foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, ela é completamente plana. Suas ruas, depois do aterramento de pântanos e a canalização dos rios, foram projetadas no formato de um tabuleiro de xadrez para desembocarem no rio Sergipe. Interessante né?
Curiosidades a parte, o City Tour fez as seguintes paradas:
1. COLINA DO SANTO ANTÔNIO
A primeira parada foi no lugar mais antigo da capital, o Alto da Colina do Santo Antônio. Simplesmente o "marco zero" da cidade, onde nasceu Aracaju.
Por ali fica a charmosa igrejinha de Santo Antônio e um mirante com vista bem legal da cidade e do Rio Sergipe.
✓ Aracaju: 10 atrações imperdíveis
Destaque também para a tradicional sorveteria Santo Antônio, paradinha obrigatória para experimentar os sorvetes típicos, entre eles mangaba, castanha, tapioca, caipirinha... cremosos e deliciosos!
2. MERCADOS CENTRAIS DE ARACAJU
A próxima parada foi no centro da cidade, onde estão três dos mercados mais históricos e populares de Aracaju, praticamente um ao lado do outro:
O Mercado Municipal Antônio Franco reúne uma variedade enorme de artesanatos, bordados e lembrancinhas; Pela passarela das flores você chega ao Mercado Thales Ferraz (pode ser que você vá de um a outro sem nem se dar conta), nesse você também encontra uma série de artesanatos e souvenirs.
O terceiro é o Mercado Governador Albano Franco, dedicado as frutas (incluindo a típica mangaba e outras que nem imaginávamos que existia), além de verduras, peixes, grãos e produtos típicos como doces, castanhas, rapaduras, cachaças, tapioca... com preços mais amigáveis se comparado a outros lugares. Fica a dica! Saiba mais AQUI.
3. CENTRO HISTÓRICO DE ARACAJU
|
Catedral Metropolitana de Aracaju |
A terceira e última parada foi na Praça Olímpio Campos, que reúne alguns dos patrimônios históricos mais importantes da cidade como a Catedral Metropolitana de Aracaju, construída em 1862, muito bonita com a fachada recém restaurada no tom de azul em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
✓ Dicas de bares e restaurantes de Aracaju
|
Centro de Turismo de Aracaju |
Ao lado da Catedral fica o Centro de Turismo de Aracaju que abriga o Museu do Artesanato de Sergipe, onde artesões de todo o estado expões suas belíssimas peças, trabalhos em palhas, sementes, madeira, bordados, etc.
✓ Os melhores hotéis da orla de Atalaia
|
Praça Olimpo Campos |
|
Praça Fausto Cardoso |
Ainda em torno da Praça ficam barraquinhas de artesanatos e o histórico Palácio Museu Olímpio Campos, visitado inclusive por Dom Pedro I (antiga sede do governo), o Palácio Fausto Cardoso (Assembleia Legislativa do estado), e outros monumentos. Adoramos conhecer esse pedacinho da cidade.
|
Praça Fausto Cardoso |
Depois fizemos uma parada num dos mais novos cartões postais da cidade, o Largo da Gente Sergipana (em frente ao Museu da Arte Sergipana), onde ficam 8 esculturas sobre o Rio Sergipe que representam diferentes manifestações folclóricas do estado. Muito lindo!
|
Largo da Gente Sergipana |
Seguimos passando com vista panorâmica para lugares como o Mirante 13 de Julho, a Av. Beira Mar... até chegar novamente na Orla de Atalaia, onde ficam os hotéis. Lembrando que, como eu disse no início, os que quisessem poderiam seguir para o Litoral Sul e aproveitar o resto do dia na Praia de Aruana.
O City Tour em Aracaju serviu para termos uma ótima "primeira impressão" da cidade, gostamos demais. Tem que ir!
|
Nós duas nos Arcos da Orla de Atalaia :) |
Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter, TikTok e Pinterest. 😘
*Atualizado em 2022 - Experiência em dezembro/2020. Agradecimentos: TopTur
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário