Cânion do Xingó, passeio imperdível pelo Rio São Francisco - Sergipe
03 janeiro 2024
O Cânion do Xingó é a atração número um de Sergipe, impossível deixar o famoso passeio pelo Rio São Francisco de fora do seu roteiro! Uma espécie de "paraíso escondido" que já foi até cenário de filmes e novelas. TEM QUE IR!
Neste post vamos dar dicas de como chegar, valores e contar como funciona o bate-volta de Aracaju. No final também vamos sugerir hospedagens para quem planeja ficar alguns dias curtindo os atrativos das cidadezinhas as margens do Velho Chico. Confira!
CÂNION DO XINGÓ, COMO CHEGAR
O Rio São Francisco é imenso, nasce em Minas Gerais, percorre 5 estados brasileiros, incluindo Sergipe e Alagoas, até desaguar no Oceano Atlântico, na chamada Foz do Rio São Francisco. E é na divisa desses dois estados que se encontra o Cânion do Xingó.
Restaurante Karrancas |
O acesso ao Cânion do Xingo é feito através de um Catamarã que parte do Restaurante Karrankas, na cidade de Canindé de São Francisco, que por sua vez faz divisa com a cidade de Piranhas, estado de Alagoas.
De Maceió são cerca de 280 km e de Aracaju 200 km. Por isso a forma mais fácil de chegar é à partir da capital sergipana, inclusive as agências de turismo oferecem passeios bate-volta quase que diariamente ao Cânions do Xingo.
Nós fizemos o passeio ao Cânion do Xingó com a TopTur que oferece os passeios através da plataforma Civitatis. Recomendamos! No valor está incluso transfer do hotel + Ingresso do Catamarã, além de todo o suporte dos guias, que aliás são ótimos! Abaixo o preço atualizado e link para efetuar reserva.
O passeio ao Cânion do Xingó parte de Aracajú as 6h30 e volta em torno das 19h30. Vale a pena!
Homenagem a Lampião |
De Carro, o acesso é pela BR-235 em direção a Itabaiana, depois pela SE 175/230 sentido Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória até Canindé de São Francisco. Se for alugar um carro, faça uma cotação AQUI.
PASSEIO AO CÂNION DE XINGÓ
Saímos do hotel em Aracajú as 6h30, o guia passou para nos buscar e seguimos rumo ao sertão sergipano. Foram cerca de 3 horas e meia de viagem até a cidade de Canindé de São Francisco.
Impressionante o contraste entre a seca do sertão com seus mandacarus e a abundância das águas do Velho Chico. Curiosidade: Xingó significa "águas que correm entre pedras", daí o nome.
⇒ CATAMARÃ PELO RIO SÃO FRANCISCO
Música animada, toaletes, guia passando informações, serviço de bordo e nós diante dessa imensidão da Natureza. Nem com um milhão de palavras eu conseguiria transmitir o sentimento de estar ali. Gratidão!
⇒ PLATAFORMA FLUTUANTE CÂNION DO XINGÓ
Foram cerca de 1 hora até o Catamarã atracar no Porto do Brogodó, uma espécie de plataforma flutuante com toda a estrutura para quem quiser dar um "tibum" nas águas refrescantes do Rio São Francisco.
Lembrando que a profundidade ali é imensa, cerca de 10 metros, por isso tem até Guarda vidas, coletes e aquelas boias em formato de espaguete para dar uma ajudinha. Também tem duchas e uma outra parte rasinha (de 1 metro) ideal inclusive para as crianças.
⇒ GRUTA DO TALHADO
Barquinhos oferecem uma volta pela parte mais estreita do Cânion, a chamada Gruta do Talhado. Não percam a oportunidade de conhecer, é uma sensação única passar bem pertinho dos paredões gigantes e avermelhados do Xingó contrastando com o verde esmeralda das águas. Um caminho tão perfeito que até parece que foi talhado a mão (por isso o nome!).
Entre as rochas fica uma imagem de São Francisco, santo que dá nome ao Rio. O passeio pela Gruta do Talhado dura uns 15 minutinhos e custa R$10 por pessoa.
Ficamos 1 hora atracados por ali curtindo esse lugar mágico até fazer o trajeto de volta ao Restaurante (mais 1h). Portanto o passeio de catamarã tem duração total de 3h.
RESTAURANTE KARRANCAS - ALMOÇO
O Restaurante Karrankas é destaque na região por sua estrutura as margens do Rio São Francisco, gastronomia e como eu disse antes, ser ponto de embarque e desembarque do Catamarã que nos leva ao Cânion do Xingó. Funciona todos os dias!
O lugar é lindo! Com vários espaços (incluindo áreas Vips), redes na beira do Rio, plaquinhas fofas, toaletes muito bem limpos e um cardápio excelente com coquetéis, petiscos e uma infinidade de pratos deliciosos. Geralmente há também a opção de buffet a preço único (R$40) para se servir a vontade!
Nós provamos o chiclete de camarão e o chiclete de carne de sol, ambos divinos. De sobremesa não deixem de experimentar o tradicional cartola, delicioso!
Depois do almoço tivemos um tempinho para aproveitar o espaço do Karrancas e em torno das 16h pegamos a estrada de volta rumo a Aracaju, mas no caminho fizemos uma paradinha deliciosa!
⇒ DOCE CASEIRO DA DONA NENA
Destaque no Programa da Regina Casé, os doces de Dona Nena, na cidade de Nossa Sra. da Glória (65km de Canindé de São Francisco) ganharam fama entre os turistas e também caiu no gosto dos atores durante as gravações das novelas na região. Na parede tem fotos das celebridades que já passaram por ali. Você não pode deixar de experimentar a queijadinha mais famosa de Sergipe, mas tem outros doces, cocadas, biscoitos, etc.
Nós duas curtindo o Cânion do Xingó :) |
Depois disso seguimos de volta a Aracaju com aquela certeza de que esse dia ficará na nossa memória para sempre! O Passeio ao Cânion do Xingó é imperdível!! TEM QUE IR!
CÂNION DO XINGÓ, ONDE SE HOSPEDAR
Xingó Parque Hotel & Resort |
Se a ideia for ficar uns dias a mais para fazer o passeio aos Cânions com tranquilidade e ainda conhecer outras atrações da região como a Rota do Cangaço e o Museu de Arqueologia do Xingó, você terá ótimas opções.
O Xingó Parque Hotel & Resort, em Canindé de São Francisco, em Sergipe, é o maior e mais estruturado da Região, mas é na cidadezinha de Piranhas, em Alagoas, que o burburinho acontece e tem a maior oferta de hotéis e pousadas da região;
Em Piranhas, tome como referência o centro histórico, onde ficam os "Casarios de Piranhas", uma praça rodeada de lojinhas, bares e restaurantes.
Pousada Porto Piranhas |
No Centro Histórico opções excelentes são a Pousada O Canto, a Pousada Porto de Piranhas e a Pousada Lapinha do Sertão;
Um pouquinho mais afastados, porém com ótima estrutura são o Dunen Hotel e a Pedra do Sino Hotel;
Para economizar e ainda assim ficar bem localizado, a dica é a Casa do Turista Pousada, que é uma pousada boa e barata em Piranhas, no centro histórico.
Veja também nossas dicas de hotéis em Aracaju
*Essas são opiniões pessoais e imparciais da experiência que tivemos em nov/2020, preços e informações atualizados em set/2022. Agradecimentos: TopTur | Restaurante Karrancas
Veja Também:
Onde ficar em Aracaju: melhores praias e hotéis
O que fazer em Aracaju: 10 atrações imperdíveis
Onde comer em Aracaju: dicas de restaurantes
Orla de Atalaia: a mais completa do Brasil
Aracaju - SE: quando ir e outras dicas essenciais
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
Simplismente incrível! Amei seu blog
ResponderExcluirOi Letícia,obrigada pelo carinho. O Cânion do Xingó é mesmo incrível!!
ExcluirConheci seu blog hoje.estou adorando. A maneira com retratam os lugares é objetiva , super informativa e com todos os detalhes necessários. Vou aconpanhá-las pelo Instagram. Parabéns!!
ResponderExcluirOie, super obrigada! Você não tem ideia de como esses comentários nos deixam felizes e nos motivam a seguir compartilhando nossas experiências e dicas. Queremos te ver no instagram. :) Bjs Ma e Ka
Excluir