CENTRO DE ARTE E CULTURA J. INÁCIO
Bem em frente a Feira do Turista, na Orla de Atalaia, fica o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, que eventualmente expões peças de artesões de todo o estado. São verdadeiras obras de arte, pinturas, objetos de decoração, esculturas em cerâmica, rendas, entre outros.
O nome do Centro Cultural é em homenagem a um dos ícones das artes plásticas sergipanas, José Inácio de Oliveira, que faleceu aos 96 anos em 2007, e assinava suas obras com o pseudônimo j. Inácio.
PASSARELA DO ARTESÃO
Também na Orla de Atalaia, em frente o Aquarios Praia Hotel e bem próximo ao Projeto Tamar, a Passarela do Artesão é outro lugar super agradável para passear e fazer comprinhas.
✓ Aracaju: pratos típicos e dicas de restaurantes
São diversos boxes lado a lado que vendem artesanatos, objetos de decoração, bijuterias, delícias típicas, etc. Na frente fica uma escultura bem legal com o nome Aracaju, vale um click! Tem que ir!
⇒ Orla de Atalaia | Todos os dias das 17h às 22h
MERCADOS CENTRAIS DE ARACAJU
No centro da cidade ficam três dos mercados mais históricos e populares de Aracaju, praticamente um ao lado do outro: o Mercado Municipal Antônio Franco, o Mercado Thales Ferraz e o Mercado Governador Albano Franco. 1. MERCADO ANTÔNIO FRANCO
O Mercado Municipal Antônio Franco é o mais antigo dos três (de 1929). Nele há uma variedade enorme de artesanatos, rendas, lembrancinhas em geral, chapéus, bolsas, roupas de praia, etc.
2. MERCADO THALES FERRAZ
Coladinho ao Mercado Antônio Franco, através da passarela das flores você chegará ao Mercado Thales Ferraz (de 1949), também com uma série de artesanatos e souvenirs.
Nele a cultura popular sergipana está bem presente através das banquinhas com literatura de cordel e repentistas que ficam por ali declamando seus poemas, improvisos, etc. Bem legal!
3. MERCADO GOVERNADOR ALBANO FRANCO
O Mercado Governador Albano Franco é dedicado a frutas, incluindo a típica mangaba, o tradicional caju e outras que nem imaginávamos que existia...
Além de verduras, peixes, grãos e produtos típicos como castanhas, amendoim cozido (Patrimônio Imaterial de Sergipe) , rapaduras, cachaças, temperos... com preços mais em conta se comparado a outros lugares. Vale a pena conferir!
MUSEU DE ARTESANATO DO SERGIPE
A cerca de 1 km dos mercados centrais fica a Praça Olímpio Campos, o centro histórico de Aracaju. Nela, além da Catedral Metropolitana e de outros prédios importantes fica o Centro de Turismo de Aracaju que abriga o Museu do Artesanato de Sergipe.
Um local onde artesões de todo o estado expõe seus trabalhos em palhas, sementes, madeira, bordados... artesanatos de alto nível.
Em torno da Praça Olimpo Campos também ficam várias barraquinhas de roupas e souvenirs.
⇒ Praça Olímpio Campos | Seg. a Sex.: 9h às 17h, Sáb e Dom.: 9h às 12h.
0 comments:
Postar um comentário