Laguna Humantay: tudo sobre o passeio saindo de Cusco
16 maio 2024
Imagine uma lagoa azul turquesa, com água cristalina, cercada por montanhas de picos nevados... até parece um quadro, mas esse lugar existe, se chama Laguna Humantay, considerada uma das pérolas do Peru. Tem que ir!
O melhor é que você consegue conhecer a Laguna Humantay através de um passeio bate-volta saindo de Cusco. Neste post vamos dar todas as informações, dicas, valores e contar os detalhes da nossa experiência. Confira!
DE CUSCO A LAGUNA HUMANTAY
A Laguna Humantay fica localizada a 130 km de Cusco, no povoado de Soraypampa, que está a 4.200 metros de altitude. Para chegar, é necessário pegar uma estrada de asfalto, outra de chão e por fim, fazer uma caminhada de aproximadamente 1h40 (2,5 km). Vale a pena, acredite!
A melhor forma para conhecer a Laguna Humantay é através um passeio saindo de Cusco com agência de Turismo, pois já inclui transfer do hotel, café da manhã (já que a saída é bem cedinho às 4h30), almoço e a companhia do guia para te auxiliar a cada passo dessa aventura. O Tour a Laguna Humantay custa cerca de R$435,00 (em 2024), confira o valor atualizado.
Atente-se que no valor do passeio não está incluso o ingresso de entrada da Laguna Humantay que custa $20 soles (cerca de R$27,00) que deve ser pago em dinheiro, na moeda local.
A Laguna Humantay também faz parte da famosa Trilha Salkantay que leva a Machu Picchu através de um percurso de 5 dias passando por lugares incríveis como esse.
Para chegar a Laguna Humantay por conta própria é necessário pegar um ônibus de Cusco até a cidade de Mollepata (100 km) e de lá pegar um táxi por mais 1 hora até o povoado de Soraypampa, onde fica o inicio da trilha da Lagoa. A menos que você conheça bem a região, não é recomendado ir a Laguna Humantay de carro, pois parte da estrada é muito perigosa.
LAGUNA HUMANTAY: DICAS E RECOMENDAÇÕES
Assim como a Montanha das Sete Cores, deixe a Laguna Humantay para ser um dos seus últimos passeios em Cusco, por conta da grande altitude, assim seu corpo já estará adaptado com o clima.
No dia anterior ao passeio prefira comidas leves, evite carne vermelha e bebidas alcóolicas para não sofrer o soroche (mal de altitude que causa enjoos e dor de cabeça). Leve água, folhas de coca para mascar e chocolates que, além de minimizar os efeitos da altitude, dão uma energia extra.
Os guias dão a maior força, levam até oxigênio de emergência para o caso de alguém precisar, quando fomos não houve necessidade, fizemos a trilha da Laguna Humantay com calma, respeitando o tempo e os limites de cada um.
Use roupas e calçados confortáveis, de preferência próprio para Trekking, a trilha é de terra e há pedras pelo caminho. Não esqueça o protetor solar e vá bem agasalhado. Fomos em outubro (época boa para ir a Cusco), o dia estava bonito, mas gelado por conta da altitude.
CONHEÇA A LAGOA AZUL DO PERU
A Laguna Humantay é sem dúvida uma das maravilhas da natureza andina, a lagoa é formada pelo degelo das montanhas que estão ao seu redor, na chamada Cordilheira Branca, aos pés da Montanha Salkantay, uma das mais altas do Peru.
Por sua água cristalina de um impressionante azul turquesa, a Laguna Humantay ficou conhecida como a "Lagoa Azul do Peru" e se tornou um dos lugares mais desejados entre os turistas.
A água da Laguna Humantay é limpa e potável, inclusive é usada para abastecer muitos povoados da região, para conservá-la, não é permitido entrar na água!
Agora que você já tem as principais informações da Laguna Humantay, vamos compartilhar os detalhes do passeio bate-volta que fizemos saindo de Cusco.
PASSEIO A LAGUNA HUMANTAY
Neste dia saímos do hotel em Cusco bem cedinho, às 4h30 da manhã. Depois de aproximadamente 2h de viagem paramos na cidade de Mollepata, onde foi servido o nosso café da manhã (incluso no passeio), que por sinal estava muito bom! Com pães, ovos, frios, biscoitos, frutas, sucos, café e chá de coca (para ajudar na altitude).
Após o café foram mais 32 km de estrada (cerca de 1h) até o povoado de Soraypampa, onde fica a base para iniciar a caminhada até a Laguna Humantay.
Nesse momento você vai encontrar banheiros (gratuitos) e uma vendinha onde dá para comprar água, snacks e contratar o serviço de cavalos (80 soles) caso não queira encarar a íngreme caminhada até a Laguna Humantay.
CAMINHADA ATÉ A LAGUNA HUMANTAY
A trilha da Laguna Humantay começa a 3.800 metros de altitude de uma forma tranquila, plana, mas logo depois começam as "subidinhas".
O grupo se separou, foi cada um no seu ritmo e os guias no ritmo de todos, rs. Vez e outra eles surgiam ao nosso lado para saber se estava tudo bem.
Eu e a Ká fomos no nosso passo, dávamos pequenas paradinhas para respirar, tomar água, comer um chocolate... fomos curtindo o caminho, sem pensar nas dificuldades que viriam pela frente.
O segredo é aproveitar o caminho |
Aproximadamente 1h40 depois, completamos os 2,5 km a 4.200 metros de altitude e tcharam... estávamos diante da famosa Laguna Humantay.
Impossível não se encantar com a imensa lagoa verde-azulada em meio a cordilheira peruana, logo veio a certeza de que valeu cada passo.
Tivemos cerca de 1 hora para ficar admirando a Laguna Humantay e explorar todos os ângulos para registrar esse momento lindo, não só nas fotos, mas principalmente na nossa memória.
Passado o tempo começamos a descer, neste caso um pouco mais fácil e rápido, mas há de se ter cuidado com as pedras e o terreno irregular.
Entre a trilha da Laguna Humantay e da Montanha das 7 Cores achamos o grau de dificuldade das duas bem parecido, pois se por um lado a Vinicunca tem o percurso mais longo (4 km), apenas a parte final é mais íngreme, já a Laguna Humantay tem quase todo o trajeto de 2,5 km de subidas e pedras. Portanto, quem faz uma, encara a outra com tranquilamente.
ALMOÇO TÍPICO INCLUSO
Depois do grupo todo reunido seguimos para o mesmo local onde havíamos tomado o café da manhã (cerca de 1h de distância), mas dessa vez para o almoço típico dos Andes peruano, incluso no valor do passeio à Laguna Humantay.
Um buffet com saladas, carnes, caldos, arroz, feijão vermelho, macarrão, o tradicional Ají de Galinha e outras coisas que estavam deliciosas. Almoço mais que merecido depois da jornada.
Satisfeitas pegamos a estrada de volta a Cusco, chegamos no hotel em torno das 15 horas. Conhecer a Laguna Humantay foi sem dúvida uma das experiências mais inesquecíveis da nossa viagem ao Peru. Tem que ir!
Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter e TikTok
Veja Também:
0 comments:
Postar um comentário