O que fazer em Santiago: 10 atrações e passeios imperdíveis
24 julho 2024
Santiago é uma cidade encantadora! Os bairros históricos possuem um "ar europeu", respiram arte e cultura, já a parte moderna da capital reúne grandes edifícios, shoppings parques... sempre com a Cordilheira dos Andes ao fundo, compondo o lindo cenário.
Concha y Toro |
Ao montar seu roteiro em Santiago, reserve tempo para visitar não só os pontos turísticos da capital, mas também às famosas vinícolas, as estações de esqui, se for no inverno, as cidades do litoral como Valparaíso e Viña del Mar, e a fantástica Embalse El Yeso, em Cajón del Maipo, todos possíveis de conhecer através de um bate-volta, no entanto você precisará de no mínimo 4 ou 5 dias em Santiago.
A seguir vamos dar sugestões de roteiro e listar os lugares que você não pode deixar de conhecer em Santiago. Tem que ir!
1. CENTRO HISTÓRICO
Plaza de Armas |
A Plaza de Armas é o Marco Zero da cidade, ideal para iniciar o roteiro pelo centro histórico de Santiago. A praça por si só já é linda e ao seu redor ficam edifícios centenários como a Catedral Metropolitana de Santiago, o edifício Correios, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Precolombino, considerado um dos melhores museus do Chile.
Paseo Bandera |
Bem próximo a Plaza de Armas fica o Paseo Bandera, um calçadão todo colorido que virou um ponto turísticos da cidade, eu adorei! É uma área bastante movimentada pelo comércio, casas de câmbio, etc, nós não nos sentimos inseguras.
Paseo Bandera |
Se tiver curiosidade de conhecer o tradicional café con piernas em Santiago, essa é a hora! Nessa região fica o Café Haiti e o Café Caribe, responsáveis por lançar essa "moda" há décadas, cafés e outras bebidas servidos por moças com as "pernas de fora" (roupas curtas), mas calma, não acontece nada demais por lá e podem ser visitados por qualquer pessoa, virou uma atração turística.
Palácio de La Moneda |
Outro destaque no Centro histórico de Santiago é o emblemático Palácio de La Moneda, o lugar é um marco do golpe de Estado que aconteceu em 1973 liderado pelo ditador Pinochet, que na ocasião assumiu o governo do país. Ao lado do Palácio há uma estátua do então presidente socialista Salvador Allende, que sofreu o golpe e após seu último discurso se suicidou.
Palácio de La Moneda |
Um dos principais atrativos do Palácio de La Moneda é a Troca de Guarda, considerada a terceira mais bonita do Mundo, atrás apenas da cerimônia no Palácio de Buckingham, na Inglaterra, e a do Vaticano, na Itália.
A Troca da Guarda em Santiago acontece de segunda a sexta às 10h da manhã, sábados, domingos e feriados às 11h, o evento ocorre na Plaza de la Constitución, em frente o Palácio de La Moneda, de forma gratuita.
Troca de Guarda |
Também é possível conhecer o interior do palácio através de visitas guiadas oferecidas pelo Governo chileno, mas são concorridas, é necessário agendar com bastante antecedência através de um formulário no site oficial.
Completando as atrações do centro histórico de Santiago está o Mercado Central, instalado num belíssimo casarão de 1872, muito visitado pelos turistas principalmente para comer o centolla, que é um caranguejo gigante típico do pacífico e muito tradicional no chile.
Mercado Central de Santiago |
O Centro histórico de Santiago é parada obrigatória das empresas que realizam o City Tour e também faz parte do roteiro do Ônibus Turístico. Se estiver por conta própria você pode agendar um Free Tour.
2. BARRIO PARIS-LONDRES
A esquina mais famosa de Santiago |
A poucos passos do centro histórico fica Paris-Londres, o bairro mais europeu de Santiago, suas ruas charmosas já serviram de cenário para filmes e comerciais de grandes marcas chilenas.
Igreja de São Francisco |
No bairro há cafeterias, pubs, casarões e patrimônios históricos como a Igreja de São Francisco e a calçada com os nomes dos estudantes chilenos que foram fuzilados ali durante a ditadura.
3. CERRO SANTA LÚCIA
Ainda na região central de Santiago fica o Cerro Santa Lúcia, lugar com uma imensa importância histórica pois foi onde ocorreu, em 12 de fevereiro de 1541, a cerimônia de fundação da cidade pelo espanhol Pedro de Valdívia.
Destaque para a Fuente Neptuno, o Castillo Hidalgo e os degraus que te levam ao mirante para ter uma das vistas mais lindas de Santiago, vale a subida!
Mirante Cerro Santa Lucia |
O Cerro Santa Lúcia funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita. É parada do City Tour em Santiago feito com as agências de turismo e está no roteiro do Hop on hop off, claro!
4. BELLAVISTA
Próximo ao Cerro Santa Lucia você terá o Barrio Bellavista, conhecido pela agitação noturna e também por abrigar atrações como o Funicular do Cerro San Cristóbal, o Museu Nacional de Bellas Artes e a La Chascona, uma das três casas de Pablo Neruda que se tornaram museus, essa foi onde o poeta viveu seu romance as escondidas com Matilde Urrutia, com quem depois se casou e viveu até o fim da vida.
Casa de Pablo Neruda - La Chascona |
O point do bairro é o Patio Bellavista, um shopping gastronômico que além de reunir diversos bares e restaurantes, acontecem shows e diversas apresentações culturais, ideal para quem gosta de curtir a noite.
5. CERRO SAN CRISTÓBAL - PARQUE METROPOLITANO
O Parque Metropolitano, onde ficar o Cerro San Cristóbal, é uma das principais atrações turísticas de Santiago, considerado um dos maiores parques urbanos do Mundo e com uma vista incrível!
O Parque é imenso, cercado pela natureza, abriga o zoológico de Santiago e lá no alto, o famoso Cerro San Cristóbal, que além da belíssima vista panorâmica da cidade, há um Santuário e uma imagem em homenagem a Virgen de La Inmaculada Concepción, onde fiéis fazem pedidos e orações.
O Santuário foi visitado pelo papa João Paulo II em sua passagem por Santiago, em 1987, tem até uma plaquinha indicando o funicular que ele andou.
Teleférico de Santiago |
O acesso ao Cerro San Cristóbal pode ser feito de várias formas, a maneira mais tradicional é através do Funicular que parte do bairro Bellavista ou do Teleférico que parte da Providência. Também é possível combinar subida de teleférico e descida de funicular ou vice-versa, para ter uma experiência completa! O preço dos ingressos variam e podem ser comprados diretamente nas bilheterias do local. Funciona de terça a domingo, das 10h às 20h.
Funicular de Santiago |
O Cerro San Cristóbal está no roteiro do City Tour em Santiago oferecido pelas agências de turismo, outra dica, quem compra o Ônibus Turístico de Santiago para circular por 48h terá incluso os tickets para subir ao Cerro San Cristóbal de teleférico e descer de funicular. Vale a pena!
6. SKY COSTANERA
O Sky Costanera é um dos cartões postais mais famosos de Santiago, afinal, de quase todas as partes da cidade é possível ver o prédio que possui nada mais, nada menos que 300 metros de altura, é o mirante mais alto da América Latina.
O acesso ao Mirante Sky é através do Shopping Costanera Center, na Providência, um elevador rapidíssimo leva menos de um minuto para deixar nos andares 61 e 62 diante de uma vista impressionante de Santiago em 360°.
O Sky funciona todos os dias das 10h às 22h (entrada até às 21h), aconselho ir no fim da tarde, quando o sol ilumina a Cordilheira dos Andes e depois se põe deixando o cenário mágico! Nós fomos em novembro, o pôr do sol aconteceu em torno das 20h.
Os ingressos podem ser comprados na hora, mas corre o risco de não haver disponibilidade, por isso recomendo comprar através do site com antecedência, o valor é o mesmo que o da bilheteria, cerca de $15 dólares, crianças até 4 anos não pagam e de 5 a 12 tem desconto.
7. VINÍCOLA CONCHA Y TORO
O Chile é um dos maiores produtores de vinho do mundo e bem próximo de Santiago ficam algumas das melhores vinícolas do país, como a famosa Concha y Toro.
A Concha y Toro é a maior vinícola do Chile e também a mais visitada pelos turistas, através de um tour guiado você visita os parreirais, o Casarão onde vivia a Família Concha Y Toro e as adegas, incluindo a subterrânea onde fica armazenado o lendário Casillero del Diablo, com direito a degustações, claro!
Veja as dicas de como chegar, opções de tours, valores e todos os detalhes da nossa visita a Concha y Toro.
Se quiser explorar ainda mais o enoturismo durante sua viagem a Santiago, visite também a tradicional Vinícola Undurraga, a Vinícola Santa Rita e as vinícolas do Valle de Casablanca.
8. CAJÓN DEL MAIPO E EMBALSE EL YESO
Cajon del Maipo e Embalse El Yeso é um dos passeios mais procurados pelos turistas em Santiago, funciona no estilo bate-volta e inclui até um piquenique com vinhos a beira da lagoa, veja o post com todos os detalhes.
Na região de Cajón del Maipo fica ainda o Baños Colina, piscinas naturais com águas termais e propriedades terapêuticas provenientes dos vulcões, se tiver um tempo extra na sua viagem, vale a pena conhecer. Veja o valor do tour.
9. VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR
Viña del Mar |
Quem vai a Santiago não deve perder a oportunidade de conhecer Valparaíso e Vinã de Mar, duas cidades queridinhas do litoral chileno localizadas a apenas 130 km da capital. Tem que ir!
Valparaíso |
Valparaíso é uma cidade alegre, famosa por suas artes de rua, foi construída sobre as montanhas, portanto tem mirantes de encher os olhos, além disso abriga o maior porto do Chile, uma das casas do poeta Pablo Neruda e outras atrações.
Relógio de Flores - Viña del Mar |
Veja o roteiro completo por Valparaíso e Viña del Mar, com dicas de como chegar, detalhes do passeio bate-volta de Santigo e sugestões de hospedagem para quem pretende ficar por lá;
10. VALLE NEVADO E FARELLONES - ESTAÇÕES DE ESQUI EM SANTIAGO
Esquiar, praticar snowboard ou simplesmente "brincar na neve", é uma das principais atrações do Chile, a temporada de inverno geralmente acontece de junho a setembro, estando em Santiago você pode se programar para passar um dia em Valle Nevado e Farellones, que ficam a apenas 40 km e são as estações de esqui mais famosas e visitadas da região. Tem que ir!
Também muito próximo de Santiago ficam as estações de esqui Colorado e La Parva. Outra opção é a estação de esqui Portillo, que embora fique mais longe de Santiago, a 164 km, reúne muitas belezas, entre elas a Laguna del Inca. O Tour a Portillo não é propriamente para quem deseja esquiar, mas sim para conhecer as singularidades dessa região da Cordilheira do Andes.
+ DICAS DO QUE FAZER EM SANTIAGO - ROTEIRO
Parque de Las Esculturas, Providência |
Uma das melhores formas de circular por Santiago é através dos Ônibus Turísticos hop on hop off, você pode comprar o bilhete para 1 ou 2 dias, a segunda opção inclui o teleférico e o funicular do Cerro San Cristóbal, vale a pena!
Quem tem menos tempo pode fazer um City Tour em Santiago de meio período e aproveitar a segunda parte do dia para conhecer a Vinícola Concha y Toro, por exemplo.
Tour na Vinícola Concha y Toro |
Num roteiro de 5 dias em Santiago eu sugiro 2 dias para conhecer a capital, reservando um tempinho para visitar a Concha y Toro + 1 dia em Cajón del Maipo e Embalse EL Yeso + 1 dia em Valparaíso e Viña del Mar + 1 dia em Valle Nevado e Farellone, se for temporada de inverno, caso o contrário você poderá conhecer Portillo ou ir a Isla Negra ou visitar outra Vinícola, como a tradicional Undugarra.
Parque Araucano, Las Condes |
Quem vai a Santiago com mais tempo poderá curtir todos esses lugares com calma, inclusive passear pelos inúmeros parques da cidade, fazer comprar e claro, aproveitar a deliciosa gastronomia chilena. Se quiser um programa diferente para fazer a noite vá no Bali Hai Santiago, o único restaurante temático polinésio da América Latina que oferece jantar + show, é bem legal!
Jantar com Show no Bali Hai Santiago |
Definitivamente há muito o que fazer em Santiago, fique o máximo que puder e se tiver oportunidade reserve uns dias para conhecer o Deserto do Atacama, foi o que fizemos e não posso negar que foi o auge da nossa viagem, o Atacama é surreal de tão lindo e fica a penas 2h de voo de Santiago, veja o post com todas as dicas do Atacama.
Deserto do Atacama |
Enfim, espero que tenha gostado das dicas e que, assim como nós, você aproveite muuuito cada um dos seus dias em Santiago do Chile. Tem que ir!
Sky Costanera - Dias inesquecíveis em Santiago :) |
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
Adorei as dicas de Santiago. Até imprimi essa matéria para usar como meu roteiro. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Regina,
ExcluirFicamos felizes que tenha gostado. Santiago é uma cidade encantadora, que tem muita coisa legal para fazer né!!
Qualquer dúvida conte conosco e aproveite a viagem!
Abraços,
Ma e Ka
Adorei, vou para Santiago em novembro e estou montando meu roteiro pelas suas dicas. Também já estou seguindo no instagram.
ResponderExcluirOi Silvana, que legal! Ficamos felizes em saber que gostou e que de alguma forma estamos fazendo parte da sua viagem a Santiago.
ExcluirQualquer dúvida conte com a gente.
Bjs
Ma e Ka
Passando para agradecer por essas dicas do que fazer em Santiago, ficamos 10 dias e fizemos todos os passeios em Santiago que você indicou: Val Paraíso e Vina del Mar, City Tour no Ônibus Turístico, Concha y Toro, Cajon del Maipo e outros, reservamos pelo site da agência que você indicou, inclusive os traslados para o aeroporto, pagamos tudo em Real, recebemos os vouchers por e-mail, foram pontuais, os guias excelentes... valeu a pena! Por isso fiz questão de vir aqui agradecer. O site de vocês nos ajudaram muito. Abraços Dorival, Sonia e família.
ResponderExcluirDorival e Sonia, queridos! Uma felicidade imensa saber que nossas dicas de Santiago ajudam na viagem de vocês. Obrigada pelo comentário e pelo carinho conosco. No que precisarem estamos aqui! Abraços, Ma e Ka
Excluir