Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama: dicas do tour mais incrível do deserto
16 maio 2024
Lagunas Altiplânicas, Salar de Atacama e Piedras Rojas é um tour que reúne algumas das paisagens mais lindas do Deserto do Atacama. Tem que ir!
Neste post vamos dar informações, valores, dicas e contar os detalhes da nossa experiência nesse dia inesquecível! Confira.
COMO FAZER O PASSEIO
Lagunas Altiplânicas |
Você precisará de um dia inteiro para fazer esse passeio. As saídas ocorrem todos os dias, as 6h, de San Pedro de Atacama e dura em torno de 12h. O roteiro é super completo, inclui as famosas Piedras Rojas, as belíssimas Lagunas Altiplânicas, o Salar do Atacama (Laguna Chaxa - dos flamingos), além do Trópico de Capricórnio, povoados da região, café da manhã e almoço. Confira o valor atualizado.
Assim como em outros passeios no Atacama, há taxas para acessar algumas das atrações, que devem ser pagas na hora, em espécie. No caso do Tour a Piedras Rojas, Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas você terá que pagar um total de 23.000 pesos chilenos para entrar nas lagoas (cerca de R$128).
O balé dos flamingos na Laguna Chaxa - Salar do Atacama |
Recomendações: Deixe esse para ser um dos seus últimos passeios no Atacama, quando seu corpo já estiver adaptado com a altitude, pois ele é mais puxado que os outros, você irá fazer uma caminhada considerável a cerca de 4.300 metros acima do nível do mar.
Salar do Atacama |
Algumas pessoas sofrem com o "mal de altitude", ou seja, sentem enjoos, dor de cabeça, mal estar. Nós não sentimos nada, apenas um pouco mais de cansaço do que o de costume.
Lagunas Altiplânicas |
Sobre as temperaturas: na saída do hotel e nas primeiras paradas faz muito frio, em torno de 0° a 10°C , dependendo da época do ano, (nós fomos em novembro e estava uns 8°C), mas vai esquentando ao longo do dia, podendo passar dos 30ºC nas últimas paradas, então a dica é se agasalhar bem e ir tirando as camadas de roupa ao longo do passeio.
Confira a seguir como foi o roteiro nesse dia, lembrando que a ordem das paradas pode mudar de acordo com o guia, as condições climáticas, o tamanho do grupo, etc.
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS, PIEDRAS ROJAS E SALAR DO ATACAMA
Depois de sair do hotel em San Pedro de Atacama seguimos cerca de 39 km até a nossa primeira parada, o pequeno Povoado de Toconao.
POVOADO DE TOCONAO
Passeamos pela pracinha principal de Toconao, onde está a igreja San Lucas (a 2ª igreja mais antiga do Chile) e o campanário (torre de sinos), de 1750 - construídos de madeira, adobe de cactos e declarados Monumentos Nacionais.
Entre as árvores da tranquila pracinha do povoado foi servido o nosso café da manhã com pães, frios, biscoitos, chás, folha de coca (para ajudar nos efeitos da altitude), além da típica palta claro, uma pasta de abacate que os chilenos tem o hábito de passar no pão, como se fosse manteiga, não é ruim, mas confesso que prefiro abacate com açúcar e de preferência batido com leite, hehe!
SALAR DO ATACAMA
Seguimos para o Salar do Atacama - o deserto de sal do Atacama, um cenário impressionante! Você vai ver tudo branquinho, parecendo neve, mas é sal.
Em meio ao Salar do Atacama fica a Laguna Chaxa, onde os "donos da casa" são os flamingos, que encantam ainda mais o lugar!
Refletindo na água e enfeitando ainda mais a paisagem está o Vulcão Lascar, o vulcão mais ativo do Chile, dá até para ver uma fumacinha saindo.
Ficamos encantadas com o Salar do Atacama e a Laguna Chaxa, aliás pode ir se preparando, tudo no deserto do Atacama é surreal de lindo!
PIEDRAS ROJAS
A próxima parada do tour foi no Salar de Aguas Calientes, que abriga as famosas Piedras Rojas ou Pedras Vermelhas em português. O acesso é através de uma caminhada. Chegando lá a coloração das pedras e as lagoas a sua volta impressionam, parece coisa de outro planeta!
Antigamente era possível subir nas Pedras, caminhar entre elas, mas hoje, por uma questão de preservação dessa preciosidade, não é permitido. Em todo caso, a vista do mirante é linda!
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Seguimos para as Lagunas Altiplânicas, localizadas nas proximidades de Piedras Rojas, a cerca de 115 km de São Pedro de Atacama, a mais de 4.000 metros de altitude. Um lugar que é até difícil descrever, parece uma pintura de tão perfeito!
Através de uma caminhada conhecemos as Lagunas Miscanti e Miñiques, lagoas de diferentes tons de azul que nascem do degelo das montanhas e dos vulcões que estão ao seu redor emoldurando o cenário!
POVOADO DE SOCAIRE
No caminho entre as Lagunas Altiplânicas e San Pedro de Atacama paramos no povoado de Socaire, um pequeno vilarejo de aproximadamente 400 habitantes que vivem do cultivo de frutas, quinoa e milho. A igrejinha de Socaire, feita de adobe, é considerada um patrimônio histórico.
Algumas vezes o almoço, incluso no passeio, é servido nesse povoado, mas no nosso caso, foi ao chegarmos em San Pedro de Atacama.
TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO
Pegamos novamente a estrada rumo a San Pedro de Atacama e paramos na placa que marca o ponto exato onde passa o Trópico de Capricórnio.
Aproveitamos também para tirar a foto clássica na estrada deserta do Atacama. Não sei se todas as empresas param nesse ponto da estrada, mas no dia do nosso passeio falamos com a guia e ela gentilmente parou. Esse momento ficou eternizado para nós!
Chegamos em San Pedro de Atacama em torno das 16h, então foi servido o almoço num dos restaurantes da vila (menu com opções de entrada + prato principal + bebida).
Enfim, o passeio as Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama ficou marcado na nossa memória, jamais esquecemos as paisagens incríveis que vimos nesse dia. Tem que ir!
✓ Dicas do Atacama: quando ir, cambio e mais
Outros Posts
Acesse todas as dicas do Chile
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário