Atacama - Laguna Cejar e Tebinquiche: dicas, valores e nossa experiência!
16 maio 2024
No meio da imensidão do deserto você vai ver lagoas de águas azuis turquesa com bordas branquinhas de sal e vulcões ao fundo. Pode até parecer miragem, mas este lugar existe, se chama Laguna Cejar e está entre os passeios mais procurados do Atacama. Tem que ir!
Neste post vamos dar informações, valores, dicas e contar como foi a nossa nossa experiência no tour a Laguna Cejar e Tebinquiche. Confira!
LAGUNA CEJAR E TEBINQUICHE: COMO FAZER O PASSEIO
Laguna Cejar |
As Lagunas Cejar e Tebinquiche ficam pertinho de San Pedro de Atacama, 30 km, são ótimas para ser um dos primeiros passeios no Deserto, quando seu corpo ainda está se adaptando com a altitude, é um tour tranquilo, feito no período da tarde.
Laguna Cejar |
As saídas acontecem todos os dias (exceto as terças), em torno das 13h30 e dura aproximadamente 5 horas. Custa em torno de R$237,00 por pessoa incluindo transfer do hotel, visita a Laguna Cejar, aos Ojos del Salar e pôr do sol na Laguna Tebinquiche com direito a petiscos e bebidas, como o típico pisco sour. Confira o valor atualizado.
Atente-se que a maioria dos parques e Lagoas do Atacama são áreas de reservas, administradas por comunidades atacameñas, para acessá-las é necessário pagar uma taxa que as empresas de turismo não incluem. No caso desse passeio, a entrada da Laguna Cejar custa $15.000 pesos e da Laguna Tebinquiche $5.000 pesos, ou seja, um total de $20.000 pesos que você precisará pagar na hora, em espécie (pesos chilenos), que dá cerca de R$112,00.
Laguna Tebinquiche |
Dica: assim como nos outros tours, vá com calçados fechados (próprios para caminhar), tenha sempre um casaco porque depois que o sol se põe esfria e venta bastante, além disso a dica é já ir com roupas de banho por baixo para entrar na lagoa, leve roupas íntimas para trocar depois, toalhas, chinelo para caminhar até a entrada da lagoa e sair dela sem machucar os pés nas pedrinhas de sal, boné/chapéu, protetor solar e água, sempre!
LAGUNA CEJAR
Saímos do nosso hotel no centrinho de San Pedro de Atacama e em menos de 30 minutinhos de estrada já estávamos diante da famosa Laguna Cejar, uma lagoa natural formada pela água de degelo das montanhas e por lençóis subterrâneos. O detalhe é que ela é tipo o Mar Morto, em Israel, a água é tão, mais tão salgada, que o corpo não afunda de jeito nenhum! Háha...
Nós fomos em novembro, o dia estava ensolarado e bem quente, sensação de uns 40º, mesmo assim a água estava bem gelaaaada, mas nem pensei duas vezes, sabe lá Deus quando eu teria novamente a oportunidade de entrar numa lagoa de sal, entrei e posso falar? Arrependimento ZERO, logo o corpo acostuma e a sensação de flutuar na água é incrível! Não deixem de viver essa experiência.
No local tem uma estrutura com vestiário e ducha para tirar o sal do corpo. Importante para não ficar se coçando depois! rs
Ao lado da Laguna Cejar há uma outra lagoa, que não é permitido se banhar, mas é bem bonita, tem um mirante e alguns flamingos. Ficamos cerca de 2h por lá até seguir para a nossa próxima parada.
OJOS DEL SALAR
Depois de aproveitar a Laguna Cejar seguimos para conhecer os curiosos Ojos del Salar. São duas lagoas de água doce, tipo crateras, no meio do nada! Diz a lenda que foram formados por meteoros que caíram no deserto do Atacama há milhares de anos. Essas curiosidades são as melhores né?
É permitido entrar, pular, mergulhar... mas saiba que os Ojos del Salar são mega profundos, então obviamente tem que saber nadar. Para nós a visão ali de fora já estava ótima! rs.
LAGUNA TEBINQUICHE
A próxima e última parada do passeio foi na Laguna Tebinquiche, o que chama a atenção é que essa lagoa tem uma borda gigante de sal, tão branquinha que até parece neve. Uma paisagem surreal no Deserto do Atacama.
Enquanto esperávamos o espetáculo do pôr do sol tivemos petiscos, sucos e pisco sour (uma bebida típica chilena que lembra a nossa caipirinha), servidos como cortesia.
Depois desses momentos incríveis voltamos ao hotel em San Pedro de Atacama, chegamos lá em torno das 20h. O tour a Launa Cejar e TebInquiche entrou para a lista dos melhores passeios que fizemos no Atacama. Tem que ir!
✓ Dicas do Atacama: quando ir, cambio e mais
Outros Posts
Acesse todas as dicas do Chile
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
uau que fotos mais incriveis, to doida pra conhecer o atacama, amei saber mais por esse post
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Lívia.
ExcluirFicamos felizes em saber que gostou! Você não irá se arrepender, é lugar incrível!!
Beijos
Ma e Ka