Buenos Aires: quando ir, o que fazer, onde ficar, câmbio... Dicas essenciais!
16 maio 2024
Muita calma nessa hora! Con mucho gusto (com muito prazer), vamos dar todas as dicas de Buenos Aires para te ajudar nestas questões e muito mais!
Com promoções de passagens aéreas a todo momento, a facilidade de entrar no país sem tanta burocracia e conseguir se virar no "portunhol", faz com que a Argentina seja a escolha de muitos brasileiros para realizar o sonho da primeira viagem internacional, foi a nossa inclusive.
Caminito |
Buenos Aires, definitivamente, não decepciona! A capital, as margens do Rio de La Prata, é uma das mais desenvolvidas da América Latina, um misto de modernidade com patrimônios históricos bem preservados e um ar europeu, influência do seu fundador, o espanhol Pedro de Mendoza.
QUANDO IR A BUENOS AIRES
Recoleta |
Com atrações que combinam com todos os meses do ano, a melhor época para ir a Buenos Aires vai depender mesmo do seu gosto. Prefere frio? Então prepare-se para pegar temperaturas próximas de zero no inverno, junho, julho e agosto são os meses mais gelados da capital portenha, média 12°C, mas com manhãs e noites bem abaixo disso.
Centro de Buenos Aires |
No verão faz calor em Buenos Aires, média 25°C, mas em janeiro a sensação chega fácil nos 30°C, já as chuvas são distribuídas durante o ano todo. Para fugir dos extremos em relação ao clima, o outono e a primavera são épocas ideais para ir a Buenos Aires, quando as temperaturas estão amenas.
Clima em Buenos Aires mês a mês |
Nós fomos a Buenos Aires em novembro e não poderíamos ter feito escolha melhor! O clima estava ótimo, friozinho apenas de manhã e a noite, nada que um casaco leve não resolvesse, dias lindos, muitas pessoas nas ruas, atividades nas praças e ainda com um detalhe super especial, os jacarandás roxos floridos enfeitando a cidade, fenômeno que só acontece uma vez ao ano.
Bosques de Palermo |
Mas nem tudo são flores, novembro já é considerado alta temporada em Buenos Aires, assim como dezembro, janeiro, julho e agosto. Se for nesse período planeje-se e faça a reserva do hotel e dos passeios com antecedência.
REQUISITOS PARA ENTRAR NA ARGENTINA
Estátua de Alberto Olmedo e Javier Portales - Av. Corrientes |
Assim como em outros países da América do Sul, nós brasileiros conseguimos entrar na Argentina somente com o RG ou Passaporte, não precisa de visto. Leve sua CNH caso queira alugar um carro.
Evita Peron estampando um dos Edifícios da Av. 9 de Julio |
Não é necessário apresentar comprovante de vacina Covid-19, nem de febre amarela ou qualquer outra para entrar na Argentina, o seguro viagem também não é obrigatório, no entanto é recomendado, faça uma cotação.
Obelisco, centro de Buenos Aires |
Esses requisitos valem também para quem for entrar na Argentina por terra, como é o caso por exemplo de quem está em Foz do Iguaçu e vai visitar as Cataratas do lado argentino, basta RG ou passaporte.
Para mais informações consulte o site oficial de migrações Argentina.
MOEDA, CÂMBIO EM BUENOS AIRES
Peso argentino |
Casa Rosada, Plaza de Mayo |
Não faça câmbio nas agências do Brasil, as cotações em Buenos Aires, através da Wise ou da Western Union são muito melhores. Há inúmeras casas de câmbio espalhadas pela capital (você deve olhar sempre o valor de compra), no entanto procure pela cotação "Blue" (tipo um câmbio paralelo) que é melhor e hoje é oferecido em diversos lugares, até mesmo a Western Union usa a cotação Blue na conversão entre Real e Pesos Argentinos (ARS). Hoje R$1 = 190 ARS.
Rua Florida - Galerias Pacífico |
No cenário atual, não vale apena comprar dólares para trocar por pesos na Argentina, a não ser que você já tenha, senão leve reais mesmo, use o cartão de débito internacional ou envie dinheiro pela Western Union que você consegue retirar com facilidade nas agências localizadas no Centro (Av. Corrientes 535), Recoleta (Av. Cordoba 1591) e outras.
Você até pode usar o cartão de crédito tradicional (tarjeta) nas lojas e restaurantes de Buenos Aires, mas lembre-se do imposto IOF (6,38%) que será somado a sua fatura, portanto de preferencia para os cartões de débito internacional, como o da Wise, Nomad e outros que tem cotação parecida com a do câmbio blue.
A CHEGADA EM BUENOS AIRES
Centro de Buenos Aires |
Para ir dos Aeroportos de Buenos Aires até o seu hotel você pode reservar um transfer que é mais seguro e economicamente mais vantajoso pois você pode pagar em reais, com seu cartão de crédito sem impostos, e cancelar gratuitamente caso necessário.
Diagonal Norte, centro de Buenos Aires |
Você também poderá alugar um carro, pegar um Táxi, Uber ou os ônibus que circulam diariamente entre os aeroportos de Buenos Aires, o centro e o terminal de Puerto Madero.
Puerto Madero, Puente de La Mujer |
Se estiver em Buenos Aires e quiser esticar a viagem até Montevidéu, você pode comprar o transporte de ida ou ida e volta (Ferry Boat + ônibus), o legal é que a volta poderá ser em até 90 dias após a data da partida de Buenos Aires.
ONDE FICAR EM BUENOS AIRES
Centro de Buenos Aires - Vista do Hotel Globales República |
Os hotéis em Buenos Aires ficam espalhados por diferentes bairros da capital, cada um deles com atrativos e características diferentes. Opções de hospedagem em Buenos Aires não faltam, tem de hostels a hotéis luxuosíssimos.
Para quem viaja a Buenos Aires pela primeira vez, nós consideramos a Recoleta ou o Centro os melhores lugares para se hospedar, essa região tem fácil acesso aos principais pontos turísticos (inclusive através do Bus hop on hop off), shows de tango, restaurantes, shoppings, etc.
Recoleta - Vista do Hotel Esplendor Plaza Francia |
Também é uma ótima alternativa ficar em Puerto Madero, que conta com hotéis modernos e sofisticados, Palermo que tem opções mais descoladas e San Telmo que tem vários hostels, tudo vai depender do seu estilo.
Veja o post completo "Onde ficar em Buenos Aires", falamos mais dessas regiões com dicas de hospedagem para todos os bolsos.
QUANTOS DIAS FICAR EM BUENOS AIRES
Aljibe Tango Buenos Aires |
Buenos Aires é como São Paulo, oferece uma infinidade de atrações e sempre terá algo novo para fazer, no entanto, recomendo no mínimo 4 ou 5 dias em Buenos Aires para conhecer o básico, mas se puder fique mais e aproveite para dar uma esticadinha até o Uruguai, que fica logo ali, do outro lado do Rio de La Plata.
Floralis Genérica - Recoleta |
Você precisará de 2 dias inteiros para conhecer os principais pontos turísticos da capital argentina (Casa Rosada, Caminito, Floralis Genérica, El Rosedal, etc), que ficam espalhados por diferentes bairros, para isso você pode usar o Ônibus turístico - Buenos Aires Bus.
El Rosedal - Palermo |
No 3 e 4 dia inclua no seu roteiro em Buenos Aires os passeios bate-volta como Delta Tigre (a Veneza argentina) e Colonia del Sacramento, no Uruguai, aproveite a viagem para ir a Montevidéu. Confira o valor de Buenos Aires a Montevidéu, o trajeto é feito de Ferry Bout (cerca de 1h30) com opção de ida e volta no mesmo dia ou não.
Tigre - Buenos Aires |
Além disso, reserve tempo em Buenos Aires para conhecer o luxuoso Cassino de Puerto Madero, para visitar ícones da gastronomia como o Café Tortoni e claro, assistir um belo Show de Tango. Veja o post "O que fazer em Buenos Aires" com 15 atrações e passeios imperdíveis, incluindo valores e dicas.
ONDE COMER EM BUENOS AIRES
Bife de Chorizo - Jantar durante o Show de Tango |
Pensou na Argentina, pensou em carnes, não é mesmo? Impossível ir a Buenos Aires e não experimentar uma tradicional Parrilla ou um Bife de Chorizo acompanhados de chimichurri e de um bom vinho, claro! Mas também tem as deliciosas empanadas, o melhor alfajor e o nosso queridinho dulce de leche.
Café Tortoni, a cafeteria mais antiga de Buenos Aires |
Definitivamente em Buenos Aires você vai comer bem! Puerto Madero é um dos principais polos gastronômico da capital, mas há dezenas de ótimos restaurantes, lanchonetes, bares e cafeterias espalhados pela Recoleta, Centro, San Telmo, etc.
+ DICAS DE BUENOS AIRES
Estátua da Mafalda e seus amiguinhos em San Telmo |
O transporte público em Buenos Aires é amplo e funciona bem! Mas para usar o subte (metrô) ou colectivo (ônibus) é necessário ter o cartão Sube, que pode ser comprado em bancas, lojas e também nas estações de metrô. Atualmente a tarifa do transporte em Buenos Aires custa 80 pesos (menos de R$1 na cotação de 2024) e ainda tem desconto conforme o número de viagens.
Subte - Metrô de Buenos Aires |
Tem Wi-fi gratuito em Buenos Aires na maioria dos hotéis e restaurantes, também há sinal de internet oferecido pela prefeitura em diversos lugares: praças, museus, estações de metrô, etc, basta acessar gratuitamente a rede "BA Wi Fi", além disso você pode comprar um chip de viagem internacional.
Recoleta |
Ao contrário do que muitos pensam, não há qualquer rivalidade entre argentinos e brasileiros, tirando o futebol é claro (melhor nem tocar neste assunto, rs); Fomos muito bem recebidas por todos!
Obviamente as diferenças culturais existem. Sentimos que os argentinos são mais "na deles", simpáticos sim, porém discretos, menos expansivos do que nós brasileiros que puxamos papo com todos e saímos por aí rindo a toa, ainda mais de férias, né! Hahá.
Paseo de La Historieta - San Telmo |
Os argentinos até se esforçam para entender o português, mas a sensação é que nós brasileiros temos mais facilidade para entender o espanhol do que eles o nosso português.
Caminito |
O conselho é falar devagar e estudar algumas palavrinhas antes para não pagar "micos", como por exemplo, ao menos que você esteja num restaurante não chame ninguém de "moço" na Argentina, porque para eles "moço" significa garçom, hehê! No final rola um "portunhol" que de um jeito ou de outro todos se entendem! Fizemos um post com outras curiosidades e dicas para te ajudar.
Bosques de Palermo |
Ficamos hospedadas na Recoleta e no Centro, circulamos por diversos lugares só nós duas, inclusive a noite, e não achamos Buenos Aires uma cidade perigosa, se comparada a muitas capitais do Brasil, mas claro que atenção nunca é demais.
Centro de Buenos Aires a noite |
Enfim, ir a Buenos Aires foi um sonho realizado para nós, afinal a primeira viagem internacional a gente nunca esquece, né? Esperamos que essas dicas te ajudem a viver os melhores momentos em Buenos Aires. Buen viaje! Tem que ir.
Nós duas curtindo Buenos Aires, inesquecível! :) |
✓ Buenos Aires: onde ficar, o que fazer e onde comer
Estou amando as dicas, vou para Buenos Aires agora em Julho, sei que vai ser frio, mas mesmo assim acredito que vamos conseguir aproveitar!
ResponderExcluirPost muito útil. Obrigada por compartilhar.
Beja
Olá Gisele,
ExcluirFicamos felizes em saber que está gostando das nossas dicas :)
Sim! Prepare o casaco e aproveite muuuuito, Buenos Aires é linda e também combina com o "friozinho". Aproveite para conhecer algumas das cafeterias da região. (Temos dicas no post "Onde comer em Buenos Aires").
Beijos
Ma e Ka
Informações valiosas. Já fui três vezes para Buenos Aires, da próxima quero fazer Tigre, vi seu post, acho que vale a pena.
ResponderExcluirAbraços.
Olá Leandro.
ExcluirObrigada por suas palavras, de fato Buenos Aires é encantadora, já estamos com vontade de voltar.
Gostamos bastante do passeio a Tigre, fizemos o de dia inteiro, acho que vale a pena porque inclui também um tour na cidade, almoço, o mercado Puerto de Frutos e claro o passeio de barco pelo Delta com retorno a Buenos Aires.
Abraços.
Ma e Ka
Um jantar num restaurante de excelente nível, com entradas, carnes, vinho, sobremesa e licor, EM REAIS quanto pode custar para 2 pessoas em Buenos Ares?
ResponderExcluirNão sei ao certo, mas creio que uma refeição completa com carne e vinho num bom restaurante em Buenos Aires deve custar hoje em torno de R$200 a R$300 Reais por pessoa. Mas em Buenos Aires tem restaurantes para todos os gostos como mencionamos na matéria Onde comer em Buenos Aires: https://www.temqueir.com.br/2017/12/onde-comer-em-buenos-aires-listamos.html
ExcluirMelhores dicas de Buenos Aires que encontrei, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirOlá Fátima, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas de viagem a Buenos Aires, essa cidade é encantadora! Qualquer dúvida conte conosco, também estamos no Instagram @blogtemqueir
ExcluirAs melhores dicas de Buenos Aires que encontrei, vou viajar para Buenos Aires no próximo mês e seu site me ajudou em muitas questões, obrigada!
ResponderExcluirOi Mara, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas de Buenos Aires, no blog temos sugestões do que fazer, onde ficar, onde comer.... aproveite a viagem e qualquer dúvida conta com a gente! Abraços Ma e Ka
ExcluirMelhores dicas de Buenos Aires que encontrei: atrações, hotéis, restaurantes, câmbio atual... obrigada por compartilhar, me ajudaram muito.
ResponderExcluirUma felicidade imensa para nós saber que gostou das nossas dicas, aproveite muito sua viagem a Buenos Aires e qualquer dúvida conte conosco. Abraços, Ma e Ka
Excluir