Salvador: Quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer, todas as dicas!
02 abril 2024
"Você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá!"... Só quem conhece a Bahia entende a energia desse lugar! Terra de praias lindas, um tempero inexplicável e um povo que espalha alegria.
Há tempos sonhávamos em conhecer Salvador, nos programamos então para ficar alguns dias na capital baiana para visitar os pontos turísticos e fazer os principais passeios pela região, e outros em Morro de São Paulo, para curtir com calma a famosa ilha. Foi a melhor decisão, a viagem foi incrível e agora vamos dar todas as dicas para te ajudar a planejar sua viagem a esses lugares tão desejados do nosso Brasil. Tem que ir!
QUANDO IR A SALVADOR
Centro Histórico de Salvador |
Os melhores meses para ir a Salvador são de setembro a fevereiro, quando há menos possibilidade de chuva, março e agosto as chuvas não são tão intensas, já de abril a julho são os meses que mais chove em Salvador. Por outro lado, o calor é garantido em qualquer época do ano, a temperatura em Salvador varia de 23°C a 34°C, raramente faz frio.
Clima em Salvador mês a mês |
Nossa viagem a Salvador foi em maio, demos sorte! No comecinho do mês ficamos uma semana em Morro de São Paulo e todos os dias foram de sol. Depois em Salvador apenas 2 dias foram chuvosos, nos demais o máximo que aconteceu foram pancadas de chuva a noite ou de manhã bem cedo, nada que atrapalhasse os passeios.
Praia do Porto da Barra |
Salvador é mundialmente conhecida, portanto, recebe muitos turistas o ano todo, mas nos meses de férias e feriados como julho, dezembro, janeiro e principalmente no carnaval a cidade fica lotada, ou seja, é altíssima temporada em Salvador. Consequentemente hotéis mais caros e passeios mais concorridos. Se for nessa época a dica é reservar com antecedência.
Praia do Forte |
Para quem deseja economizar, os melhores meses para ir a Salvador são abril, maio, agosto, setembro e outubro (exceto feriados), pois a cidade fica relativamente mais tranquila e os preços de hospedagem mais acessíveis.
A CHEGADA EM SALVADOR
Orla da Barra - Ondina |
O Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães, fica na divisa com o município Lauro de Freitas, a 10 km das praias do Norte como Stella Maris e Itapuã, 25 Km do Rio Vermelho, 26 km do Pelourinho e 30 km da Barra, onde estão boa parte da rede hoteleira da capital. A Praia do Forte fica a 60 km do aeroporto de Salvador.
Para ir do Aeroporto de Salvador ao seu hotel você poderá alugar um carro, contratar um transfer, pegar táxi, Uber ou ônibus executivo, a linha 1001 Aeroporto - Praça da Sé percorre toda a orla de Salvador, passa pela Barra e vai até o Pelourinho, no centro.
Morro de São Paulo |
Se a intenção for ir de Salvador a Morro de São Paulo, o transfer Semiterreste é a forma mais comum e utilizada para chegar a ilha. Tem várias opções de horários e saídas tanto do Aeroporto, quanto dos hotéis em Salvador, a viagem dura cerca de 3 horas e custa R$160,00. Confira o valor atualizado.
Explicamos todos os detalhes no post "Como chegar a Morro de São Paulo", veja também as dicas de onde ficar em Morro de São Paulo com a diferença das praias e várias sugestões de pousadas e hotéis.
ONDE FICAR EM SALVADOR
Deville Prime Salvador - Itapuã |
No quesito hospedagem a capital baiana está muito bem preparada para receber os visitantes, achar um bom hotel em Salvador não é uma tarefa difícil, basta você escolher em qual região da cidade você quer ficar e isso vai depender do estilo da sua viagem.
Uma das áreas preferidas dos turistas na hora de escolher onde se hospedar em Salvador é a orla Barra-Ondina, principal circuito do carnaval, próximo de cartões postais como o Farol da Barra, e de ótimas praias. Nessa região há uma grande ofertas de hotéis.
Monte Pascoal Praia Hotel - Barra |
O centro histórico é ideal para quem deseja ficar próximo ao Pelourinho e a baía de Todos-os-Santos, junto ao Terminal Marítimo. Hoje é possível encontrar desde hostels até hotéis e pousadas luxuosíssimas no centro de Salvador.
Tem ainda outras regiões como Rio Vermelho, principal polo gastronômico e boêmio da capital e as Praias do litoral Norte, que são mais tranquilas e oferecem hotéis e Resorts perfeitos para descansar e curtir com a família.
Veja o post "Onde Ficar em Salvador" com mais detalhes dessas regiões e dicas de hotéis, pousadas e Resorts para todos os bolsos.
QUANTO TEMPO FICAR EM SALVADOR E O QUE FAZER
Pelourinho |
Você irá precisar de 3 a 5 dias em Salvador para conhecer os Principais Pontos Turísticos e fazer os passeios mais clássicos da região como Ilha dos Frades e Itaparica de barco pela Baía de Todos-os-Santos, Praia do Forte e Guarajuba, no litoral norte baiano, entre outros.
Em Salvador lugares como Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim e o pôr do sol no Farol da Barra não podem ficar de fora do seu roteiro.
Ilha dos Frades |
Reserve um tempinho em Salvador para "passar uma tarde em Itapuã" e curtir a noite no Rio Vermelho. No centro histórico acontece também um Show folclórico com jantar típico muito legal. Confira o post "O que fazer em Salvador" com 10 atrações e passeios imperdíveis.
Morro de São Paulo |
Você pode até fazer um bate-volta de Salvador a Morro de São Paulo, mas o ideal é se programar para ficar ao menos 3 dias em Morro de São Paulo para curtir com calma as lindas praias, a vila e fazer o famoso passeio volta a ilha. Veja o post "O que fazer em Morro de São Paulo" com 5 dicas.
ONDE COMER EM SALVADOR
Restaurante Ki-Mukeka, Itapuã |
Nem pense em ir embora de Salvador sem comer uma tradicional Moqueca baiana e provar o legitimo Acarajé, o quitute mais famoso da Bahia!
Tem ainda vatapá, caruru, abará, cocadas molhadinhas e dezenas de outros pratos cheios de cores, sabores e temperos que só na Bahia tem, uma gastronomia riquíssima com influências africanas, indígenas e portuguesas.
Salvador oferece opções para todos os gostos, há ótimos restaurantes na Barra, no Pelourinho, no Rio Vermelho, em Itapuã, Pituba... confira o post "Onde comer em Salvador" com nossas melhores experiências e dicas.
+ DICAS DE SALVADOR
Elevador Lacerda - Centro |
Salvador está muito melhor, encontramos uma cidade iluminada e bem mais limpa. Nos principais pontos turísticos como Pelourinho e Farol da Barra vimos bastante policiamento, no entanto, como na maioria das capitais do Brasil, devemos evitar lugares desconhecidos e estar atento aos pertences, evite circular em Salvador com joias, relógios caros e objetos de valor que chamem a atenção.
Pôr do Sol no Farol da Barra |
Prepare-se para ser abordado, em Salvador sempre terá alguém te oferecendo uma fitinha, uma lembrancinha, uma foto com a baiana e por aí vai, claro que nada disso é de graça!
Igreja Nosso Senhor do Bonfim |
Em Salvador essa abordagem é de fato maior que em outros lugares que conhecemos, mas torna-se compreensível se levarmos em consideração que essas pessoas enxergam em nós, turistas, uma oportunidade para o seu "ganha pão". Basta levar tudo com bom humor e educação que isso não se torna um problema, pelo menos para nós não foi!
Terra encantadora, que transborda beleza e hospitalidade, Salvador é o tipo de lugar para ir de coração aberto, sem preconceitos e se deixar levar pela alegria do baiano, pelo tempero e pela energia única dessa cidade. Axé!
Nós duas com lindas baianas, Pelourinho |
Espero que tenham gostado das dicas e que sua viagem a Salvador seja como a nossa, inesquecível. Tem que ir!
Salvador: Onde ficar, o que fazer e onde comer
Também temos dicas de Morro de São Paulo, Praia do Forte, Mangue Seco, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva
+ DICAS DA BAHIA
Boas e preciosas dicas. Amo Morro de São Paulo e Trancoso.
ResponderExcluirBeijos e bom início de semana!
♥DMulheres♥Instagram♥Fanpage
Oi Sheyla,
ExcluirFicamos felizes com seus comentários. Também amamos Morro de São Paulo!! Trancoso também é lindo, já fomos e queremos voltar em breve. A Bahia é demais né!!
Bjs
Mariza e Karina
Estou planejando ir em abril, não sei se vou conseguir ir pra Morro mas depois de ler aqui estou pensando seriamente! Essas dicas tem me ajudado muito. Adorei o blog.
ResponderExcluirBjs
Regina
Oi Regina,
ExcluirFicamos felizes em saber que gostou do blog :) e que vai pra Salvador, eita lugar lindo!
Tente ficar alguns dias em Morro também, sem dúvida é um lugar especial! Se não conseguir ir dessa vez faça uma nova viagem só para ficar em Morro de SP, vale a pena!
Abraços e aproveite!
Ma e Ka
A Bahia é muito fodaaa, sinto muitas saudades de lá... Corredor da Vitória, banho de mar cedinho no porto, mercado modelo, pelourinho, farol, morro de são paulo, guarajuba, boipeba, o clima de salvador é muito legal e realmente nos ultimos anos melhorou muito, sem esquecer também do carnaval que é fantastico, pipoca de saulo, baiana system etc
ResponderExcluirA Bahia é demais mesmo! Realmente só tem melhorado nos últimos tempos. Também sentimos saudades e ainda queremos muito ter a oportunidade de passar o carnaval em Salvador, deve ser uma experiência única!
ExcluirAbraços,
Ma e Ka
recomendo muito quando estiverem em praia do forte ou guarajuba, passarem num restaurante fantastico que fica num vilarejo chamado diogo, acho q o nome é sombra da mangueira, algo assim, lugar muito agradavel, no verão lotaaa, e guarajuba é bom demais tenho conhecidos com casa la, todo verão estou lá...
ResponderExcluirQue ótima dica!! Já anotamos, quando voltarmos a Salvador iremos conhecer com certeza, até porque Guarajuba é um lugar lindo, merece voltar varias vezes mesmo!
ExcluirAbraços,
Ma e Ka
Ótimas dicas, estou exatamente programando minha viagem para ficar em Salvador e Morro de São Paulo em outubro, você acha que 3 dias em Morro são suficientes? Será que é uma época boa?
ResponderExcluirOi Samuel, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas.
ExcluirOutubro é uma época boa sim, não costuma chover. Três dias em Morro eu considero o mínimo para curtir as praias da vila, o pôr do sol, fazer o passeio volta a ilha... Morro é incrível!
Qualquer dúvida conte conosco.
Abraços
Ma e Ka