Praia do Forte e Guarajuba: como chegar, onde ficar, atrações, restaurantes e mais
02 abril 2024
As vizinhas Praia do Forte e Guarajuba são duas pérolas do litoral norte da Bahia, localizadas a poucos quilômetros de Salvador, cercadas por um mar belíssimo, atrações como o Projeto Tamar e alguns dos melhores Resorts da região, fazem o maior sucesso entre os turistas. Tem que ir!
Neste post vamos dar todas as dicas da Praia do Forte e Guarajuba: como chegar (incluindo a opção do passeio bate-volta), onde ficar, o que fazer, restaurantes e muito mais. Confira!
COMO IR DE SALVADOR A PRAIA DO FORTE OU GUARAJUBA
Guarajuba - Camaçari |
Guarajuba fica no município de Camaçari, a 45 km do aeroporto de Salvador, logo em seguida vem a Praia do Forte, no município Mata de São João, a 60 km do aeroporto internacional de Salvador. Para chegar a Praia do Forte ou Guarajuba com mais segurança e conforto você pode contratar um transfer.
Para ir a Praia do Forte de carro partindo de Salvador, o acesso é pela BA-092 (linha verde), conhecida como "Estrada do Coco", a distância é de 85 km saindo da Barra e 60 km do aeroporto. Se for alugar um carro faça uma cotação AQUI.
Praia do Forte - BA |
Agências de turismo oferecem um passeio a Praia do Forte e Guarajuba saindo dos hotéis em Salvador, o roteiro inclui as principais atrações das duas praias, portanto, é uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo e deseja conhecer a Praia do Forte em 1 dia.
Existe uma linha de ônibus Salvador - Praia do Forte operada pela Empresa Atlântico. Os ônibus partem diariamente da Rodoviária de Salvador às 7h e às 15h, e também do Terminal Aeroporto em diversos horários (praticamente a cada 30 minutos) entre 5h20 e 19h20.
PRAIA DO FORTE
Praia do Forte é um lugar encantador, mistura o clima rústico de vila de pescadores, mas com um "que" de sofisticação, algo parecido com Búzios, Arraial d'Ajuda ou Morro de São Paulo.
O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE
Praia do Forte - Rua Principal da Vila |
As atrações da Praia do Forte envolve belas praias para descansar, um centrinho charmoso para passar e lugares legais para curtir com a família como o Projeto Tamar.
Na Vila você encontrará lojinhas, ótimos restaurantes e pousadas. Não é permitido circular com carros no centrinho da Praia do Forte, o meio de transporte é através das "bicitax" (bicicletas com banquinhos adaptados para levar passageiros) ou carrinhos no estilo tuk-tuk.
Projeto Tamar, Praia do Forte |
O centrinho da Praia do Forte é pequeno, tudo ali é muito perto e se concentra em torno da Rua Principal (Av. Antônio Carlos Magalhães) que vai até a praça, a beira mar, onde fica a Capela de São Francisco de Assis (um dos principais cartões postais da cidade) e o importante Projeto Tamar Praia do Forte (entrada R$44,00, crianças até 5 anos não pagam, a partir de 6 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia).
Outra atração é o Centro de Artesanato da Praia do Forte, que fica no largo dos Namorados, um ótimo lugar para comprar artesanatos e as lembrancinhas "básicas" da viagem.
Praia do Forte melhores praias: a Praia da Vila, em frente a Igreja, é conhecida como "Praia do Porto" por conta dos barquinhos dos pescadores, é ótima para o banho. Andando para a esquerda (uns 15 minutos depois do Projeto Tamar) estará a Praia do Lord e em seguida a Praia de Papa Gente, ambas com mar calminho e repleto de piscinas naturais.
Booking.com
Além dessas, na Praia do Forte tem ainda as "Praias dos Resorts": a "Praia do Iberostar" fica depois de Papa Gente, a 5 km do centro (linda, porém de mar aberto). A "Praia do Tivoli" fica do lado oposto, mais próxima do centrinho e tem o mar mais tranquilo.
ONDE FICAR NA PRAIA DO FORTE
Iberostar Praia do Forte All Inclusive |
Na Praia do Forte tem opções de hospedagem para todos os bolsos: hostels, pousadas charmosas, hotéis e Resorts All Inclusive.
Se quiser ficar no agito da vila, próximo dos restaurantes e lojas, o melhor lugar para se hospedar na Praia do Forte é no centrinho. Veja o post Onde ficar na Praia do Forte com as melhores pousadas, hotéis e Resorts.
ONDE COMER NA PRAIA DO FORTE
Na Praia do Forte você estará muito bem servido, na Rua Principal e em suas paralelas você irá encontrar um verdadeiro festival gastronômico: há dezenas de restaurantes de comida regional, italiana, japonesa, além de barzinhos, pizzarias, cafeterias, sorveterias e por aí vai, ou seja, opções para todos os gostos.
Para comer comida baiana e frutos do mar, existem restaurantes na Praia do Forte considerados clássicos como o Xica's Bistrô, o Donana Restaurante, o Sabor da Vila e o Souza Bar & Restaurante (com o bolinho de peixe mais famoso da Praia do Forte).
Moqueca de Polvo e frutos do mar - Sabor da Vila |
Outros restaurantes bem recomendados na Praia do Forte pelo preço justo, pratos fartos e saborosos são o Restaurante Papa Gente e o Iskin Dindin.
Para quem não abre mão de uma bela massa, a dica é o Italiano Il Cantuccio. Já a 7 Pizzas serve a melhor pizza da Praia do Forte. Para quem busca um restaurante japonês na Praia do Forte, recomendo o Dashi Sushi Bar ou o Sushi Nambá.
Camarão ao Creme de Coco - Xica's Bistrô |
Para um lanche da tarde com café coado na hora, tapiocas, empanadas e tortas maravilhosas a dica é o Tango Café. E para tomar os sorvetes mais saborosos e variados da Praia do Forte vá na tradicional sorveteria 60 sabores.
GUARAJUBA
Vizinha à Praia do Forte, Guarajuba é uma das praias mais lindas que conhecemos no litoral baiano. Mar calminho, repleto de piscinas naturais, rodeada de coqueiros e grandes condomínios que dão um "ar de praia particular", só que não, a praia é para todos!
Para curtir o dia na Praia de Guarajuba numa barraca bem estruturada a dica é o Bar do Carlinhos, outra opção legal é o Bar do Prefeitinho JR, que aos finais de semana fica aberto até meia-noite com música ao vivo.
Praia de Guarajuba, em frente ao Bar do Carlinhos |
No final da tarde um passeio pela feirinha do pôr-do-sol é um clássico em Guarajuba, ela reúne barraquinhas de artesanatos, comidinhas, etc.
ONDE FICAR EM GUARAJUBA
Guarajuba oferece dezenas de casas de temporada, Flats, pousadas e o Vila Galé Resort Marés - All Inclusive que é perfeito para curtir com a família, já que possui diversas atrações de lazer e diárias com tudo incluso.
Para quem busca uma boa pousada na Praia de Guarajuba a dica é a Planeta Guarajuba ou o Mar de Guarajuba. Você também terá outras ótimas opções na Praia de Itacimirim, localizada a poucos quilômetros de Guarajuba, como a Pousada Jambo e a Pousada Praia das Ondas - Pé na Areia.
QUANDO IR A PRAIA DO FORTE E GUARAJUBA
Praia de Guarajuba |
A melhor época para ir a Praia do Forte, Guarajuba ou as demais praias da região é de julho a março, meses em que as chuvas são menos frequentes, pois historicamente os meses que mais chove na Praia da Forte são abril, maio e junho, já o calor é garantido praticamente o ano todo, mesmo no inverno dificilmente as mínimas ficam abaixo dos 22ºC, a média é de 25ºC.
Praia do Forte clima e chuvas mês a mês |
Praia do Forte - Igreja de São Francisco de Assis |
Também temos dicas de Morro de São Paulo, Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda, Caraíva e Mangue Seco
recomendo ficarem no condominio paraiso, é bem mais seguro que o mar azul, tem uma praia "particular" fantastica, além de rapidinho estar em carlinhos, andando pela praia, praia do forte é fantastico e bem mais aconchegante que guarajuba, mas as praias de guarajuba são melhores sem muita pedra
ResponderExcluirAdoramos as dicas queremos mesmo voltar para curtir mais a Bahia. Amamos Guarajuba!
ExcluirObrigada, abraços.
Ma e Ka
Estive em Salvador nos primeiros dias de julho e sinceramente não gostei, foi chuva durante os 4 dias q estive lá.Oq me encantou foi o memorial de irmã Dulce.
ResponderExcluirPoxa, que pena essa chuvarada. Realmente é uma cidade que com sol fica outra, as praias, o pôr do sol no farol é encantador!
ExcluirTambém gostamos e ficamos emocionadas no memorial Irmã Dulce.
Abraços.
Ma e Ka
Eu gostaria de saber qual das duas vc mais se encantou e qual tem piscinas naturais. Agradeço desde já!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirNo quesito praia, ficamos encantadas com a de Guarajuba, chegamos lá logo pela manhã, a maré estava baixa e repleta de piscinas naturais. Coisa mais linda!!
Depois do almoço fomos para a Praia do Forte, por lá só conhecemos a Praia central (onde fica o projeto Tamar e a igrejinha). O mar, embora lindo, não formava piscinas naturais (acredito que a maré já havia subido nessa hora), de qualquer foma a vila é uma graça, cheia de lojinhas... Vale a visita e talvez conhecer outras praias da região.
Espero que aproveite a viagem e qualquer dúvida conte conosco.
Abraços,
Ma e Ka