Praça da Liberdade - BH: tudo sobre o maior circuito cultural do Brasil
19 junho 2024
Além de ser um dos mais belos cartões postais de Belo Horizonte, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, impossível deixar de fora do seu roteiro, Tem que ir!
Neste post vamos dar informações das atrações que fazem parte do complexo e dar dicas dos principais lugares para visitar na Praça da Liberdade.
No final também deixamos dicas de hotéis próximos da Praça da Liberdade, uma das melhores regiões de BH para se hospedar. Confira!
PRAÇA DA LIBERDADE - BH
Além dos museus e prédios centenários que integram o Circuito Cultural, a Praça da Liberdade é um dos lugares mais lindos de Belo Horizonte, seus jardins foram inspirados nos do famoso Palácio de Versalhes, na França. Há coreto, fontes, árvores e flores muito bem cuidadas.
Durante nossa viagem a Belo Horizonte adorávamos tirar um tempinho do dia para ficar observando o vai e vem das pessoas na Praça da Liberdade, os moradores fazem exercícios, hora e outra aparece alguém tocando um violão, turistas passeando... o movimento é sempre intenso, é um dos lugares mais visitados da capital mineira.
Mas além de toda essa beleza, em volta da Praça está o conhecido "Circuito Liberdade", onde os antigos prédios públicos foram transformados em Museus, espaços interativos, planetário, etc.
CIRCUITO LIBERDADE - BH
Ao todo 17 prédios fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, no entanto, alguns servem como arquivo Publico, biblioteca e centros acadêmicos que oferecem cursos e oficinas as comunidades de BH.
Portanto, vamos falar aqui dos lugares que reúnem os atrativos mais interessantes para quem está em Belo Horizonte a turismo.
Todos os lugares que fazem parte do Circuito Liberdade tem entrada gratuita, salvo algumas atrações como o planetário e eventuais exposições temporárias. A maioria funciona de terça a domingo, abaixo daremos todas as informações.
1. EDIFÍCIO NIEMEYER
Embora não seja propriamente um lugar para ser visitado, o Edifício Niemeyer, não pode passar despercebido em sua passagem pela Praça da Liberdade. É um dos ícones da arquitetura de Belo Horizonte e referências do modernismo no Brasil, construído em curvas na década de 50, projeto de Oscar Niemeyer, claro!
Hoje o Edifício Niemeyer foi tombado como patrimônio histórico e funciona como um prédio residencial.
2. CCBB - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Um dos prédios mais visitados do Circuito Liberdade é o CCBB - Centro Cultural do Branco do Brasil. Um prédio de 1930 que funcionava antes como Secretaria de Justiça, hoje é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O prédio em si já é lindo, além disso, há diversas salas com móveis, fotos e objetos de época que contam um pouco da história do lugar. O CCBB também é palco de importantes exposições em Belo Horizonte. Consulte a programação no site ou nas redes sociais do CCBB BH.
3. MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
O Memorial Minas Gerais Vale foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer no Circuito Liberdade por ser bem interativo.
Ele destaca o patrimônio cultural e histórico mineiro. Ao todo são 31 espaços de exposições e convivência, inclusive com obras de artistas símbolos de Minas Gerais como Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado.
Além disso, no Memorial Minas Gerais há salas que contam o ciclo do ouro em Minas Gerais, a sala "História de Belo Horizonte", entre outras programações.
O Memorial Minas Gerais Vale funciona de quarta a sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h30 e domingo de 10h às 15h30, segunda e terça é fechado. Entrada gratuita.
4. MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Ao lado do Memorial Minas Vale fica o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, que também é conhecido como "Prédio Rosa da Praça da Liberdade" por conta da sua fachada com grandes colunas avermelhadas, feitas em pedras de calcário corado, semelhante ao mármore.
"O Prédio Rosa" foi inaugurado junto com a capital mineira, em 1897 e ainda abriga um dos primeiros elevadores de Belo Horizonte, de 1926, em pleno funcionamento! Além disso, o Museu conta de forma criativa a história dos metais, dos minerais e de seus componentes.
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal funciona de terça a domingo das 10h às 17h e quinta até às 22h. Entrada gratuita.
5. CASA FIAT DE CULTURA
A Casa Fiat de Cultura é mantida pelas empresas do Grupo Fiat, a qual realizou uma completa revitalização e restauração do prédio.
Uma das principais atrações do local é o Painel de Cândido Portinari, que representa a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte. Além disso, há exposições temporárias, programas de palestras, sessões de cinema e atividades educativas.
A Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte funciona de terça a sexta das 10h às 21h; Sábados, domingos e feriados de 10h às 18h. Toda programação é gratuita.
6. ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG
O Espaço do Conhecimento é mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais com exposições permanentes e um terraço astronômico onde os visitantes podem observar o céu com o auxílio de equipamentos e orientações de especialistas em astronomia. Muito legal!
Outra atração do Espaço do Conhecimento UFMG são as sessões do planetário, que são realizadas regularmente ao longo de todo o dia. O ingresso custa R$10, devem ser adquiridos no dia da sessão e o pagamento deve ser exclusivamente em cartão de débito. Estudantes pagam meia.
O Espaço do conhecimento UFMG funciona de terça a domingo das 10h às 17h, sábados o horário se estende até às 21h. Entrada gratuita
Esses são os lugares do Circuito Cultural Praça da Liberdade que consideramos imperdíveis. Tem que ir! Saiba mais no site oficial do Circuito Liberdade.
Para quem tem pouco tempo em Belo Horizonte, fique sabendo que a Praça da Liberdade faz parte do City Tour em BH, saiba mais AQUI.
HOTÉIS PRÓXIMOS À PRAÇA DA LIBERDADE - BH
Hotel Max Savassi |
• O Hotel Fasano e o Radisson Blu Belo Horizonte estão entre os mais sofisticados da região, a cerca de 800 metros da Praça da Liberdade. O Royal Boutique Savassi é outra opção 5 estrelas a 200 metros da Praça, ficamos nele e gostamos, veja AQUI.
• Oferecem uma ótima relação custo-benefício os hotéis Holiday Inn Belo Horizonte Savassi, Belo Horizonte Plaza, Transamérica Belo Horizonte Lourdes, San Diego Suítes Lourdes, H2 Platinum Lourdes e Max Savassi. Todos 4 estrelas com tarifas amigáveis.
Holiday Inn Belo Horizonte Savassi |
• Se você busca um hotel "bom e barato" perto da Praça da Liberdade a dica é o Savassi Hotel, já ficamos nele e gostamos veja AQUI; outra boa opção é o Ibis Buget Afonso Pena. Quem prefere ficar em hostel irá gostar do Br Hostel.
Veja o post "Onde ficar em Belo Horizonte", com dicas dos melhores bairros e hotéis da capital mineira.
Veja também:
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário