Gruta da Lapinha - MG: valor da entrada, horários, como chegar e outras dicas
19 junho 2024
Uma das experiências mais interessantes que tivemos em Minas foi visitar algumas grutas, já havíamos conhecido a Gruta do Maquiné e foi tão legal que decidimos conhecer também a Gruta da Lapinha, localizada a apenas 50 km de Belo Horizonte no chamado Parque Estadual do Sumidouro e foi eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Tem que ir!
Neste post vamos dar todas as dicas da Gruta da Lapinha: como chegar lá, valores e compartilhar os detalhes do passeio que fizemos saindo de BH.
GRUTA DA LAPINHA: COMO CHEGAR
A melhor forma para ir de Belo Horizonte a Gruta da Lapinha é de carro, basta pegar a MG-10 sentido Lagoa Santa. No bairro Campinho, entre à esquerda após o Km 44 e siga as placas indicativas das entradas do Parque Estadual do Sumidouro. Ao todo são cerca de 50 km da capital.
Para ir a Gruta da Lapinha de ônibus partindo de BH, você deve ir até Lagoa Santa e de lá pegar a linha 3003 (Lapinha/Recanto da Lagoa) que dá acesso à portaria Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha.
Na ocasião, nós fizemos um passeio bate e volta de BH até a Gruta da Lapinha com agência de turismo, no entanto, como a procura não é tão alta quanto outros lugares famosos da região, a maioria das agências deixaram de oferecer o tour de forma regular.
GRUTA DA LAPINHA: VALOR E HORÁRIOS
A Gruta da Lapinha pode ser visitada todos os dias das 9h as 16h. A entrada custa R$25 por pessoa e os ingressos devem ser adquiridos com antecedência pelo site, estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia. O ingresso também dá acesso ao Museu Peter Lund.
É possível adquirir os ingressos direto na bilheteria do parque, mas como as visitas são limitadas e ocorrem de hora em hora, é melhor agendar antes.
Importante: para conhecer a Gruta da Lapinha é obrigatório estar com calçado fechado. Outra dica, levem repelente, o lugar é cercado pela mata nativa, então há muitos mosquitos por lá.
MUSEU PETER LUND, GRUTA DA LAPINHA
Na verdade o Tour começa pela visita ao Museu Peter Lund, essencial para entender como tudo começou, o acervo é composto por objetos e fósseis dos animais pré históricos encontrados por Peter Lund, dinamarquês que se interessou em explorar e pesquisar a Gruta da Lapinha no século XIX.
VISITA A GRUTA DA LAPINHA
Depois de visitar o Museu, colocamos os capacetes de proteção e partimos na companhia de um guia local para conhecer o interior da gruta.
Vimos as formações esculpidas pela água em milhares de anos. Aprendemos que as que se formam no teto são chamadas de estalactites e as que se formam no chão, são as estalagmites, quando essas duas se encontram formam as colunas. Essa lição nós já sabíamos porque a poucos dias havíamos visitado a Gruta do Maquiné, então a comparação é inevitável.
Achamos a Gruta da Lapinha bem diferente da Gruta do Maquiné, os salões - embora menores, tem formações super curiosas, andamos cerca de 500 metros em extensão e descemos a 40 metros. Também achamos muito legal o fato da entrada da gruta não ser o mesmo da saída.
Visitar a Gruta da lapinha foi sem dúvida uma experiência única que tivemos durante nossa viagem a Minas Gerais.
PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO
O Parque Estadual do Sumidouro é enorme! Uma área de preservação ambiental com mais de 2.000 hectares que além do Museu Peter Lund e da Gruta da Lapinha, abriga uma série de sítios arqueológicos com inscrições rupestres, uma rica fauna e flora que podem ser conhecidos através de atividades de ecoturismo que o parque oferece como trilhas, rapel, etc.
Certamente você vai reparar no "Castelinho" que fica em meio aos jardins. Ali funciona o Museu Arqueológico da Lapinha (R$5,00 entrada), no qual abriga um acervo com mais de 8.000 peças, a maior coleção de ferramentas históricas do Brasil e ainda fósseis, animais espalhados e até uma caixinha de escavação para as "crianças". (ok, os adultos também podem, rs).
Nosso dia no Parque Estadual do Sumidouro foi ótimo, um lugar de paz em meio a natureza, rico em cultura, aprendemos muito ali e da melhor forma, vivendo, então nossa principal dica é: Tem que ir!
Veja também:
✓ Onde comer em Belo Horizonte
+ DICAS DE MINAS GERIAS
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário