Centro Histórico de Vitória
25 março 2024
Vitória tem um centro histórico rico em cultura, são igrejas centenárias, museus, teatros e escadarias que retratam a história da capital do Espírito Santo. Confira as dicas de como conhecer.
CENTRO HISTÓRICO DE VITÓRIA
Palácio Anchieta |
A maioria dos patrimônio históricos de Vitória estão concentrados entre o centro e a Cidade Alta, o bairro mais antigo da capital. Mas não espere um centro histórico charmoso, embora boa parte dos patrimônios estejam conservados, as ruas em volta merecem atenção, há lugares abandonados e muitos moradores em situação de rua.
Praça Costa Pereira, centro de Vitória |
O centro fica as margens do Porto e da linda baía de Vitória, cerca de 10 km da principal zona hoteleira da cidade. No geral, Vitória não é uma capital perigosa, no entanto, não recomendamos circular sozinho pelo centro, principalmente aos domingos e feriados, quando o comércio todo fecha e as ruas ficam vazias.
Baía de Vitória - durante o City Tour no Capixaba Bus |
Agências de turismo oferecem City Tour que inclui alguns dos principais patrimônios históricos de Vitória, como a Catedral e o Palácio Anchieta, mas se quiser explorar tudo terá que ir por conta própria.
De quarta a sexta de 13h às 17h, sábado e domingo de 9h às 13h, os principais patrimônios do centro histórico de Vitória oferecem uma visita guiada e gratuita por meio de monitores que fazem parte do "Projeto Visitar", oferecido pela Prefeitura de Vitória.
Centro Histórico de Vitória |
O centro de Vitória é repleto de ladeiras e escadarias que dão acesso a cidade alta, o melhor jeito de conhecer tudo é através de uma boa caminhada!
Abaixo vamos listar os lugares mais importantes e sugerir um roteiro pelo Centro Histórico de Vitória.
ROTEIRO CENTRO HISTÓRICO DE VITÓRIA
PALÁCIO ANCHIETA
Um ótimo lugar para começar o Tour pelo centro Histórico é o Palácio Anchieta, as margens da baía de Vitória, a escadaria que fica em frente é um dos principais acessos para a cidade alta.
O Palácio é uma das construções mais antigas do estado. Em 1587 funcionava como colégio jesuíta, comandado por Padre José de Anchieta, sofreu um incêndio, foi restaurado, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e hoje funciona como sede do governo do Espírito Santo. É possível fazer uma visita guiada (gratuita) de terça a domingo das 9h as 16h.
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
Do Palácio Anchieta são cerca de 350 metros até o Convento de São Francisco, considerado a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil. Começou a ser construído no século XVI com uma igreja em homenagem a São Francisco e é um lugar repleto de histórias e lendas.
Na época, devido ao grande número de mortes causadas por malária e cólera, o local serviu como um cemitério público e hoje, no pátio do Convento tem um Monumento com a Nossa Senhora Imaculada da Conceição e uma urna com todos os ossos que foram desenterrados deste período.
O complexo conta ainda com a Capela Nossa Senhora das Neves, que foi uma capela mortuária até 1908. Na parede é possível ver ossos das pessoas que eram colocadas nas paredes da capela possivelmente por serem franciscanos ou possuir um alto poder aquisitivo. Sinistro né? Mas hoje o Convento de São Francisco é um lugar muito bonito de ser visitado.
CAPELA DE SANTA LUZIA
A poucos passos do Convento de Santo Domingo, no caminho da Catedral Metropolitana, você verá em cima de uma pedra a Capela de Santa Luzia, a igreja mais antiga de Vitória, do século XVI, um marco do início da colonização do Espírito Santo, tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN. Durante muitos anos funcionou como galeria de arte e Museu de Arte Sacra.
CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA
A poucos passos da Capelinha de Santa Luzia fica a belíssima Catedral Metropolitana de Vitória, um dos principais símbolos da capital.
Começou a ser construída em 1920 e foi recém restaurada. Sua arquitetura tem característica neogótica, destaque para os lindos Vitrais. Antes, no mesmo local, havia a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade quando Vitória ainda se chamava Vila Nova.
A Catedral de Vitória fica aberta todos os dias das 7h as 19h, as missas ocorrem de segunda a sexta 12h e 18h; sábados 18h e domingos 8h e 18h.
ESCADARIA MARIA ORTIZ
Bem próximo da Catedral, deixe a cidade alta descendo a Escadaria Maria Ortiz, um símbolo da vitória dos capixabas na defesa da cidade, quando foi atacada por piratas holandeses no século XVII. Os piratas foram surpreendidos pela jovem Maria Ortiz, que da janela do sobrado onde morava lançou sobre eles tachos de água fervendo. Após esse fato, a então ladeira do Pelourinho passou a ser chamada de Escadaria Maria Ortiz.
PRAÇA 8 DE SETEMBRO
Na avenida Jerônimo Monteiro, praticamente em frente a Escadaria Maria Ortiz, você verá a Praça 8 de Setembro, construída em 1909 no antigo cais da Alfândega. O nome é em homenagem a data de fundação da cidade de Vitória (08 de setembro de 1551). Um dos marcos da Praça é o Relógio da década de 40 que até hoje toca de hora em hora as sete notas iniciais do hino do Espírito Santo.
TEATRO CARLOS GOMES
A 300 metros da "Praça do Relógio" você terá a Praça Costa Pereira, que abriga o emblemático Teatro Carlos Gomes, palco de grandes espetáculos no Espírito Santo desde 1927. Sua construção foi inspirada nos Teatros da Itália, já que o projeto é de André Carloni, um italiano de Bolonha.
Hoje é possível visitar apenas o lado externo do Teatro, que encontra-se fechado a mais de 5 anos. O Governador do estado afirmou que seria iniciada uma obra de restauração, mas até o momento não há prazo para reabertura.
MUSEU DE ARTES DO ESPIRITO SANTO
Bem próximo do Teatro Carlos Gomes, na Av. Jerônimo Monteiro, fica o MAES - Museu de Artes do Espírito Santo. O casarão histórico, tombado pelo patrimônio do Estado, reúne salas com diversas exposições permanentes e temporárias. A visita é gratuita e pode ser feita de terça a sexta das 10h as 16h; sábados, domingos e feriados das 12h às 16h.
IGREJA DO ROSÁRIO
Por fim, se ainda tiver disposição, suba as escadaria para conhecer a Igreja do Rosário, tombada como um patrimônio histórico nacional. Ao lado da igreja funcionava a "Casa de Leilão", que arrecadava verbas na época com o objetivo nobre de comprar a alforria dos escravos.
Além disso, em 1833, a imagem de São Benedito foi roubada do Convento de São Francisco e levada para a Igreja do Rosário, dando início as disputas entre Peroás e Caramurus, como eram denominados os membros das irmandades na época. Um fato marcante na história do ES.
Casa Porto - Vitória |
Esses são apenas alguns dos principais patrimônios e monumentos que compõe o centro histórico de Vitória, mas há outros como a Igreja do Rosário, o Convento do Carmo, o Centro Cultural Sesc Gloria, a Casa Porto (onde acontecem apresentações culturais), o Parque Moscoco (que ganha uma linda iluminação na época do Natal), etc.
Palácio Anchieta |
Para nós, foi uma experiência muito rica conhecer o centro histórico de Vitória. Tem que ir!
Nós duas no Centro Histórico de Vitória :) |
Veja Também:
CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG
0 comments:
Postar um comentário